Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Gustavo Regal de Lima Galvão da-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:53:18Z-
dc.date.available2024-12-18T18:53:18Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationROCHA, Gustavo Regal de Lima Galvão da. Escuta musical cotidiana e aprendizagem musical: um estudo com adolescentes. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44386-
dc.description.abstractThis study analyzed the musical listening present in the daily lives of adolescents in a social project located in the city of Uberlândia (MG). Its specific objectives were to map various aspects of the social and musical reality that encompass the way they listen to music; identify which songs and styles are most listened to by them; identify which devices are most used; identify which applications are most frequent for listening to music; and identify in which environments and in which situations adolescents usually listen to music. The research considered studies on listening to and listening to music and mobile listening, as well as texts that address the functioning of applications, with emphasis on authors such as BULL (2006, SOUZA and TORRES (2009) and RAMOS (2012). For this study, the participants who contributed to the data collection were sixteen teenagers who attended a social project. The results indicated the cell phone as the main device for listening to music, due to its mobility. Furthermore, it was possible to identify which places and at what times they listen to music the most. In addition, it highlighted funk as the main musical genre listened to by them and also showed which applications are the most used to listen to music, with emphasis on the social networks Instagram and TikTok and the streaming platforms Spotify and eSound. In this way, the research offers a contribution to music education because daily listening can bring contributions to musical learning that can happen unconsciously.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectescuta musical; adolescentes; escuta móvel; tecnologias digitais e educação musical.pt_BR
dc.subjectmusical listening; teenagers; mobile listening; digital tecnologies and music education.pt_BR
dc.titleEscuta musical cotidiana e aprendizagem musical: um estudo com adolescentespt_BR
dc.title.alternativeDaily musical listening and musical learning: a study with adolescentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisou a escuta musical presente no cotidiano de adolescentes em um projeto social localizado na cidade de Uberlândia (MG). Teve como objetivos específicos mapear diversos aspectos da realidade social e musical que abrangem a forma como eles escutam música; identificar quais as músicas e os estilos que são mais escutados por eles; levantar quais dispositivos são os mais utilizados; levantar quais aplicativos são os mais frequentes para a escuta musical; e identificar em quais ambientes e em quais situações os adolescentes costumam escutar música. A pesquisa considerou estudos sobre ouvir e escutar música e sobre a escuta móvel, além de textos que abordam o funcionamento de aplicativos, com destaque para autores como BULL (2006, SOUZA e TORRES (2009) e RAMOS (2012). Para esse estudo, os participantes que contribuíram para a coleta de dados foram dezesseis adolescentes frequentadores de um projeto social. Os resultados indicaram o celular como principal dispositivo para escuta musical, devido à sua mobilidade. Ademais, foi possível identificar quais locais e em que momentos eles mais escutam música. Além disso, destacou o funk como o principal gênero musical escutado por eles e também, mostrou quais aplicativos são os mais utilizados para escutar música, com destaque para as redes sociais Instagram e TikTok e as plataformas de streaming Spotify e eSound. Dessa forma, a pesquisa oferece uma contribuição para a educação musical porque a escuta cotidianamente pode trazer contribuições para o aprendizado musical que pode acontecer de forma inconsciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.orcid.putcode174092737-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscutaMusicalCotidiana.pdfTCC1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.