Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44380
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Felipe Picioli da-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:12:20Z-
dc.date.available2024-12-18T18:12:20Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Picioli da. Design inclusivo: O livro como suporte para inclusão de PcDV. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44380-
dc.description.abstractConsidering the scenario of children’s literacy, people with visual impairments face numerous obstacles during their education, since finding diverse readings adapted to accessibility standards is still scarce in the publishing market. Accessible books that have Braille, relief illustrations, contrasting colors and textures, are tools that allow blind children and those with low vision to fully experience the literary world, helping not only with learning but also with the development of autonomy and capacity to interpret the world around you. Therefore, the project “Inclusive Design: The book as support for the inclusion of PwVI” aims to propose an aesthetic, inclusive and functional concept in the creation of a children’s book that integrates both visual and tactile elements, analyzing the relationship between editorial design and children’s literacy, in order to develop teaching material that can serve as an inclusion tool. This work presents the development of an accessible children’s book, based on the adaptation of the work “Little Yellow Hat” by Chico Buarque. This type of material is considered an extremely important social and pedagogical product, as it contributes to the formation of fundamental concepts during childhood and plays a crucial role in children’s cognitive development. As a result, a physical prototype of the book was created, considering all the guidelines and requirements established during the development of the project, reinforcing the need for more initiatives that promote the creation of inclusive materials.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s bookpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectVisual Impairmentpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleDesign inclusivo: O livro como suporte para inclusão de PcDVpt_BR
dc.title.alternativeInclusive Design: The book as support for the inclusion of PwVIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos Riccó Plácido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9424928643119660pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfim, Gabriel Henrique Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000927324833901pt_BR
dc.contributor.referee2Ferrari, Thaís Ribeiro-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o cenário da alfabetização infantil, pessoas com deficiência visual enfrentam inúmeros empecilhos durante a sua formação, uma vez que encontrar leituras diversificadas e adaptadas aos padrões de acessibilidade ainda é algo escasso no mercado editorial. Livros acessíveis que possuem o Braille, ilustrações em relevo, contraste de cores e texturas, são ferramentas que permitem às crianças cegas e com baixa visão vivenciarem o mundo literário de maneira plena, ajudando não só na aprendizagem como também no desenvolvimento da autonomia e na capacidade de interpretar o mundo ao seu redor. Diante disso, o trabalho “Design inclusivo: O livro como suporte para inclusão de PcDV” tem como objetivo propor um conceito estético, inclusivo e funcional na criação de um livro infantil que integra elementos tanto visuais quanto táteis, analisando a relação entre o design editorial e a alfabetização infantil, a fim de desenvolver um material didático que possa servir como uma ferramenta de inclusão. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um livro infantil acessível, com base na adaptação da obra “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque. Esse tipo de material é considerado um produto social e pedagógico de extrema importância, pois contribui para a formação de conceitos fundamentais durante a infância e desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo das crianças. Como resultado um protótipo físico do livro foi criado, considerando todas as diretrizes e requisitos estabelecidos durante o desenvolvimento do projeto, reforçando a necessidade de mais iniciativas que promovam a criação de materiais inclusivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesignInclusivoLlivro.pdfTCC2.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons