Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Paula Marcele Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-16T12:09:06Z-
dc.date.available2024-12-16T12:09:06Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paula Marcele Ferreira. A produção da história local em Itumbiara/GO: outras histórias. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.617pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44341-
dc.description.abstractThe dissertation was developed in the Postgraduate Program in History teaching at the Federal University of Uberlândia (ProfHistória/UFU). The theme is Local History. The general objective was to investigate the limitations and potential of teaching local history through the analysis of the teaching material available to teachers and local historiographical and memorialistic productions. The following objectives were specifically defined: i: Reflect on the teaching of History and the place of regional and local history; ii: Present the research scenario and analyze what has been produced about the History of Itumbiara, GO, Brazil; iii: Develop a Study Guide on the local history of Itumbiara, integrating a variety of sources and languages that reflect a decolonial perspective. The methodology adopted was based on a qualitative approach, inspired by decolonial studies, which highlight historically subordinated groups and subjects as protagonists. The guide documents significant historical events and challenges prevailing narratives, including other historically marginalized voices and experiences. The proposal is to promote education that dialogues with the cultural and social complexities of the local community, which can contribute to the training of teachers by inserting a critical and reflective approach into the curricula. The research highlights the importance of an approach to local history that avoids reproducing the dominant view and that considers different sources and protagonisms, contributing to a dialogical civic and historical formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de História,pt_BR
dc.subjectTeaching History,pt_BR
dc.subjectPerspectiva Decolonial,pt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectDecolonial Perspective,pt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.titleA produção da história local em Itumbiara/GO: outras históriaspt_BR
dc.title.alternativeThe production of local history in Itumbiara/GO: other storiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Júnior , Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775429764441200pt_BR
dc.contributor.referee1Souza , Sauloéber Tárcio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee2Langaro, Jiani Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918372985460845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112836984844936pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em ensino de História na Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Tem como temática a História Local. O objetivo geral consistiu em investigar as limitações e potencialidades do ensino de história local por meio da análise do material didático disponível para as/os professoras/es e das produções historiográficas e memorialísticas locais. De forma específica foram delimitados os seguintes objetivos: i: Refletir sobre o ensino de História e o lugar da história regional e local; ii: Apresentar o cenário da pesquisa e analisar o que se tem produzido sobre a História de Itumbiara, GO, Brasil; iii: Desenvolver um Guia de Estudos sobre a história local de Itumbiara, integrando uma variedade de fontes e linguagens que reflitam uma perspectiva decolonial. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa, inspirada nos estudos decoloniais, que destacam grupos e sujeitos historicamente subalternizados como protagonistas. O guia documenta eventos históricos significativos e questiona narrativas predominantes, incluindo outras vozes e experiências historicamente marginalizadas. A proposta é promover uma educação que dialogue com as complexidades culturais e sociais da comunidade local, pode contribuir na formação de professoras/es inserindo nos currículos uma abordagem crítica e reflexiva. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem da história local que evite reproduzir a visão dominante e que considere diversas fontes e protagonismos, contribuindo para uma formação cidadã e histórica dialógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.617pt_BR
dc.orcid.putcode173923741-
dc.crossref.doibatchid86c3f589-2c9d-44ad-bac6-509fe0505fc9-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoHistória localpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
produçãoHistóriaLocal.pdf5.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.