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dc.creatorAmaral, Luís Felipe Martins-
dc.date.accessioned2024-12-13T16:20:45Z-
dc.date.available2024-12-13T16:20:45Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationAMARAL ,Luís Felipe Martins. Uma análise estatística dos auxílios diretos e indiretos oferecidos pela assistência estudantil da Universidade Federal de Uberlândia entre os anos de 2016-2023. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44328-
dc.description.abstractThe present study presents a statistical analysis of student aid provided by PróReitoria de Assistência Estudantil (PROAE) of the Universidade Federal de Uberlândia (UFU) between 2016 and 2023. The study examines how direct aid (housing, food, transportation, digital inclusion) and indirect aid (university restaurant, student housing, pedagogical support) behaved over the years. The analysis considers the context of budget restrictions and impacts of the COVID19 pandemic, which increased the demand for assistance and influenced the distribution of aid. Descriptive and inferential statistical methods were used to evaluate distribution patterns and trends, identifying how social and economic changes affected the profile of aid granted. The results indicated significant variations in certain aid, such as the increase in digital inclusion and health care during the pandemic. It is concluded that student assistance plays a crucial role in equity in higher education, and this work offers support for the creation of more effective future policies that better meet students' needs and promote academic inclusion and permanence.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectAssistência estudantil, auxílios concedidos, equidade.pt_BR
dc.subjectStudent assistance, aid granted, equity.pt_BR
dc.titleUma análise estatística dos auxílios diretos e indiretos oferecidos pela assistência estudantil da universidade federal de uberlândia entre os anos de 2016-2023pt_BR
dc.title.alternativeA statistical analysis of direct and indirect aid offered by the student assistance of the federal university of uberlândia between the years 2016-2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=06011D9006FB11D4FE24371BEA97063F.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=06011D9006FB11D4FE24371BEA97063F.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee3Calderari, Elaine Saraiva-
dc.contributor.referee3Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise estatística dos auxílios estudantis fornecidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre os anos 2016 e 2023. O estudo leva em consideração como os auxílios diretos (moradia, alimentação, transporte, inclusão digital) e indiretos (restaurante universitário, moradia estudantil, apoio pedagógico) se comportaram dentro deste período. A análise considera o contexto de restrições orçamentárias e impactos da pandemia de COVID-19, que aumentaram a demanda por assistência e influenciaram a distribuição dos auxílios. Foram utilizados métodos estatísticos descritivos e inferenciais para avaliar padrões de distribuição e tendências, identificando como mudanças sociais e econômicas afetaram o perfil dos auxílios concedidos. Os resultados indicaram variações significativas em determinados auxílios, como o aumento na inclusão digital e na assistência à saúde durante a pandemia. Conclui-se que a assistência estudantil desempenha um papel crucial na equidade no ensino superior, e este trabalho oferece subsídios para a criação de políticas futuras mais eficazes, que atendam melhor às necessidades dos estudantes e promovam a inclusão e permanência acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

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