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dc.creatorPalazzo, Gabriel Rosa-
dc.date.accessioned2024-11-22T17:07:53Z-
dc.date.available2024-11-22T17:07:53Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationPALAZZO, Gabriel Rosa. Aplicação do método quimiométrico PLS-DA para classificar bioquerosene de aviação de macaúba através de espectroscopia MIR. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43946-
dc.description.abstractDue to the growing global energy demand and the ongoing prevalence of non-renewable and finite sources, the search for renewable sources, primarily biomass-derived, is essential to meet this demand. One sector that has sparked significant research interest is aviation, where large volumes of kerosene are consumed as the primary fuel. Thus, research is advancing toward the development of alternative fuels to partially or fully replace kerosene. In Brazil, the National Agency of Petroleum, Natural Gas, and Biofuels (ANP) under Law No. 12,490/2011, and also in ANP Resolution No. 856 of October 22, 2021 - DOU of October 25, 2021, defines bio-kerosene as a substance derived from renewable biomass that can be used in aircraft turbine consumption and establishes a limit for the addition of up to 50% (v/v) of bio-kerosene in aviation kerosene. In this context, the project aims to develop and validate a method using MidInfrared Spectroscopy (MIR) combined with the chemometric method of Partial Least Squares Discriminant Analysis (PLS-DA) to classify samples based on the macaúba bio-kerosene content. The model showed classification accuracy of 100% in both calibration and prediction sets, with errors: RMSEC (Root Mean Square Error of Calibration) = 0.62; RMSECV (Root Mean Square Error of Cross-Validation) = 0.65, and RMSEP (Root Mean Square Error of Prediction) = 0.63, these results indicate excellent performance, making it a promising method for routine analysis to detect biokerosene content in mixtures through a reliable, robust, and easy-to-interpret approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectAnálise Discriminantept_BR
dc.subjectcontrole de qualidadept_BR
dc.subjectPLS-DApt_BR
dc.subjectQuimiometria.pt_BR
dc.subjectBiofuelspt_BR
dc.subjectDiscriminant Analysispt_BR
dc.subjectQuality Controlpt_BR
dc.subjectChemometricspt_BR
dc.titleAplicação do método quimiométrico PLS-DA para classificar bioquerosene de aviação de macaúba através de espectroscopia MIRpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Waldomiro Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701146T6&tokenCaptchar=03AFcWeA5h6_dnuOHXl3mBChOFoFRhe1eSHU4dzW8zRrscYB7dbh7oq_rGg6FXOlvGreXVFe2kNbrXPfF4Zjk0cfqmcjA1DjeyAvMcTGrnVI93gorUcewDboZXLEHptc-_ZNIXqaS9LQGR7snSGxrhcqp_oXWGKyYMoCREdZka8x65bRQj0ZtUQWopOurckDeZR-WnvBuOMuVFI9jwVhpHpsWvXeWdAhYFV49GsArNExrgcqlyA-LL7XEa41Beo5TfvDXo0Y56JbVQ0Gzj5DqMi-2ft0wT8JKyIy2Q9ucxUVNvYeUvTk4H6egKAH7QgeDewK72zGrLOde7Jwke7kNHM48Mqp5PoxQWzgKANzOgy7cAJgx0DZ2YlcSESt2ge19bTy2X9KSoHKSi16IrDawBEX_dglneZM7XkG3HsGXHkYaDw1CBt_G7_YMV8ZNMNbGeoMnm7RerYjfYeh4CefeGhiEp7wmG0YKksOMZpC6e8nQoAqReRgj4AVaDPuQvahU01cKffuSdgh8UUoXQTWIrMcJdOsQsERI-Q7ayaRgQLH328yIf59EiUV7g2fI_wmtwU0tvZUzTDl_1N7cZdSi9RBo4ytAEz780L3AFicV5RDqWl_sXUK9Sd7i8fBfEh1LxrRcqIaGONT4ddQSAOTkhY27UaamZMsl10DjQDfkzdzAw33ajkY6OJA4TIx9MfM3A2yiRjD6KN1YI66wlHGqzdSD712QyTuU8JLWHWgSHagnunh3KjjQ9L5XGXzFy3IsehyuGDjvinileUcFFCLUb86OE8BB81kJC-TI_CK-m9oLQcxLrJRTBTXhOOaZYQWrv-5SrJ9QuszdTwpogInCqN6IpGSwIc3o2uS3y86IcKuRGAVjo9YIuNaYleaqRFgtl67xDKNwgR-PBARjHGEop2hZTBQgjJj6NcHPxsAJXql3Df0fR3LbnACApt_BR
dc.contributor.referee1Teles, Edvando Souza-
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dc.contributor.referee2Trovo, Alam Gustavo-
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dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDevido à crescente demanda energética mundial e ao fato de ainda prevalecer o uso de fontes não renováveis e finitas, a procura pelo uso de fontes renováveis principalmente derivadas de biomassas torna-se fundamental para suprir tal demanda. Um setor que vem despertando grande interesse de pesquisas é o de aviação, onde são consumidos grandes volumes de querosene como principal combustível. Assim pesquisas avançam no sentido de desenvolver combustíveis alternativos para substituir parcial ou totalmente o querosene. No Brasil, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natura e Biocombustíveis (ANP) na Lei nº 12.490/2011 e, também na resolução ANP Nº 856, DE 22 DE OUTUBRO DE 2021 - DOU DE 25.10.2021, define bioquerosene como substância derivada de biomassa renovável que pode ser usada no consumo em turbinas de aeronaves e estabelece um limite para a adição de até 50% (v/v) de bioquerosene no querosene de aviação. Neste contexto, o projeto visa desenvolver e validar um método usando a técnica de Espectroscopia no Infravermelho Médio (MIR) aliado ao método quimiométrico de Análise Discriminante por Quadrados Mínimos Parciais (PLS-DA) visando classificar amostras quanto ao teor de bioquerosene de macaúba. O modelo apresentou índices de classificação de 100% tanto no conjunto de calibração quanto no de previsão e erros: RMSEC (erro quadrático médio de calibração) = 0,62; RMSECV (erro quadrático médio de validação cruzada) = 0,65 e RMSEP (erro quadrático médio de previsão) = 0,63, assim demonstrando um ótimo desempenho e sendo um método promissor para a implementação em análises de rotina na detecção do teor das misturas de bioquerosene através do desenvolvimento de um método confiável, robusto e de simples interpretação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímica Industrialpt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIALpt_BR
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