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dc.creatorPereira, Gabriel Andrade Carvalhais-
dc.date.accessioned2024-11-22T17:06:00Z-
dc.date.available2024-11-22T17:06:00Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriel Andrade Carvalhais. Estratégias de agregação de valor na comercialização de cafés: estudo de caso no Cerrado Mineiro. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43945-
dc.description.abstractCoffee is one of the main agricultural crops grown in Brazil and is an important component in generating jobs and income in the country through its production chain. As production costs have risen over the years, seeking strategies to achieve marketing values that sustain a healthy margin for the operation has become essential to the sustainability of coffee farms. The aim of this study is to analyze the tools and strategies applied to optimizing the marketing of coffee, with an emphasis on adding value to its marketing. A case study was carried out on an estate located in the Cerrado Mineiro region, evaluating the strategies adopted by the estate to differentiate its product in the market. Among the practices analyzed to identify added value in marketing are quality certifications and the adoption of improvements in the post-harvest process, such as controlled fermentation and slow drying. The research shows through the financial impacts that, despite the attempts to add value to the product, the property faced challenges in achieving prices equal to or higher than those practiced on the regional or national market. In addition, the study revealed that the production cost per hectare of the farm was higher than the regional average in the biennium 2021/2022 and 2022/2023, negatively impacting its competitiveness. The work suggests that, in order to optimize results, it is necessary to take greater advantage of consumer trends, insert new products demanded by the third wave and also focus on a unique combination of value, cost leadership or focus or differentiation, to improve the marketing strategy, consequently improving the value added to the product.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoffea arabica L., valor agregado, custo de produçãopt_BR
dc.subjectCoffea arabica L, added value, production cost.pt_BR
dc.titleEstratégias de agregação de valor na comercialização de cafés: estudo de caso no cerrado mineiro.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Mara Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432105269752526pt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Gleice Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2230699314456127pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Vithória Cacique Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570866291309011pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Mara Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432105269752526pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO café é uma das principais culturas agrícolas cultivadas no Brasil, sendo um importante componente para a geração de empregos e renda no país por meio da sua cadeia produtiva. Com o aumento dos custos de produção ao longo dos anos, buscar estratégias para alcançar valores de comercialização que sustentem uma margem saudável à operação se torna essencial à perenidade de propriedades cafeeiras. O presente trabalho objetivou analisar as ferramentas e estratégias aplicadas à otimização da comercialização de cafés, com ênfase na agregação de valor à sua comercialização. Assim, foi realizado um estudo de caso, em uma propriedade localizada na região do Cerrado Mineiro, sendo avaliadas as estratégias adotadas pela fazenda para diferenciar seu produto no mercado. Entre as estratégias analisadas as quais visam agregar valor na comercialização estão as tendências de consumo, as ondas do café e as estratégias genéricas de Porter. A pesquisa demonstra por meio dos impactos financeiros que, apesar das tentativas de agregar valor ao produto, a propriedade enfrentou desafios para alcançar preços iguais ou superiores aos praticados no mercado regional. Além disso, o estudo revelou que o custo de produção por hectare da fazenda foi maior que a média regional no biênio 2021/2022 e 2022/2023, impactando negativamente sua competitividade. O trabalho sugere que, para otimizar os resultados, é necessário aproveitar mais as tendências de consumo, inserir novos produtos demandados pela terceira onda e ainda focar em uma combinação única de valor, liderança de custos ou foco ou diferenciação, para melhorar a estratégia de comercialização, melhorando como consequência a agregação de valor ao produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAgronomiapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.orcid.putcode172333157-
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

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