Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43799
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Thiago Augusto-
dc.date.accessioned2024-11-06T12:46:49Z-
dc.date.available2024-11-06T12:46:49Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationBATISTA, Thiago Augusto. O teatro na curva do rio: navegando pelas memórias cênicas do Grupo de Teatro Apoteose. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.570.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43799-
dc.description.abstractBetween comings and goings, over more than fifteen years, the Apoteose Theater Group built a history crossed by dreams, achievements, successes, failures and an uninterrupted interest in the human condition. In their work, they addressed diverse themes, which are part of the contingency surrounding being in this world, taking to the stage comic and tragic narratives inspired by real and imaginary events. This research aims to rescue and analyze the memories of the theatrical group created in 2008, in the city of Itumbiara-GO, based on its references, as an amateur group from the interior of Brazil. In an analytical process, it is necessary to locate and examine records, scripts and other materials that contributed to the group's artistic creations, with the aim of understanding the changes that Apoteose went through. It is also intended to understand the impact of groups that preceded it and how their trajectory contributed to the development of new strategies in the face of old dilemmas. Examining the works of the Apoteose Theater Group, I aim to present the disturbing themes that reverberated in the construction of each narrative. By observing the paths chosen by the group, I want to identify the transformations experienced before, during and after graduating in Theater and the change of territory.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectteatro amadorpt_BR
dc.subjectcomédiapt_BR
dc.subjectdramaturgiapt_BR
dc.subjectinteriorpt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.subjectamateur theaterpt_BR
dc.subjectcomedypt_BR
dc.subjectdramaturgypt_BR
dc.titleO teatro na curva do rio: navegando pelas memórias cênicas do Grupo de Teatro Apoteosept_BR
dc.title.alternativeThe theater at the bend of the river: navigating through the scenic memories of the Apoteose Theater Grouppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Michele-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049316737767885pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rosimeire Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1897886414072988pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEntre idas e vindas, ao longo de mais de quinze anos, o Grupo de Teatro Apoteose construiu uma história atravessada por sonhos, realizações, sucessos, fracassos e o interesse ininterrupto pela condição humana. Em seus trabalhos, abordaram temas diversificados, que fazem parte da contingência acerca do ser e estar neste mundo, levando para o palco narrativas cômicas e trágicas inspiradas em acontecimentos reais e imaginários. Essa pesquisa, tem como propósito resgatar e analisar as memórias do grupo teatral criado em 2008, na cidade de Itumbiara-GO, partindo de suas referências, enquanto grupo amador do interior do Brasil. Num processo analítico, se faz necessário localizar e examinar registros, roteiros e outros materiais que contribuíram com as criações artísticas do grupo, com o objetivo de entender as mudanças pelas quais o Apoteose passou. Pretende-se ainda, compreender o impacto de grupos que o antecederam e como a trajetória deles contribuíram para a elaboração de novas estratégias diante de velhos dilemas. Examinando as obras do Grupo de Teatro Apoteose, almejo apresentar os temas inquietantes que reverberaram na construção de cada narrativa. Ao observar os caminhos escolhidos pelo grupo, desejo identificar as transformações experienciadas antes, durante e depois da graduação em Teatro e da mudança de território.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.570pt_BR
dc.orcid.putcode171157496-
dc.crossref.doibatchid800a12e3-68b7-4a6d-8e7e-1da33bc7e9fd-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro (Literatura) - Técnicapt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro amadorpt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro brasileiro (Comédia)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Teatro na Curva do Rio Navegando pelas memórias cênicas do Grupo de Teatro Apoteose.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons