Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMianutti, Vinícius Marino Teixeira-
dc.date.accessioned2024-11-05T15:10:59Z-
dc.date.available2024-11-05T15:10:59Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationMIANUTTI, Vinícius Marino Teixeira. Alfabetização em investimentos dos estudantes do Ensino Médio. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43795-
dc.description.sponsorshipUSIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/Apt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectalfabetização financeirapt_BR
dc.subjecteducação financeirapt_BR
dc.subjectfinanças pessoaispt_BR
dc.subjectfinancial literacypt_BR
dc.subjectinvestment literacypt_BR
dc.subjectfinancial educationpt_BR
dc.titleAlfabetização em investimentos dos estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Josilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420602803639963pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Neto, Odilon José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512075757728108pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rafael Messias dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9615181390533558pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo investigar a atitude, comportamento, conhecimento e alfabetização em investimentos dos estudantes do ensino médio. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online a uma amostra probabilística de 94 estudantes do ensino médio em escolas públicas do Município de Ituiutaba - Minas Gerais. Os dados foram analisados a partir das estatísticas descritivas (medidas de tendência central e dispersão), testes de correlação, normalidade e comparação entre grupos. Os resultados mostraram índices medianos de alfabetização em investimentos com valore acima de 56,82% para metade dos estudantes. Esses achados podem ser relevantes para indicar às instituições de ensino a importância de incluir conteúdos econômico-financeiros voltados à formação dos estudantes, considerando que iniciativas com esse propósito podem trazer benefícios para a sociedade como um todo. Isso ocorre porque pessoas financeiramente mais educadas tendem a planejar e administrar seus recursos eficazmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsIII - resultados de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos;pt_BR
dc.description.embargo2026-10-28-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlfabetizaçãoInvestimentosEstudantes.pdf
  Until 2026-10-28
TCC375.69 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.