Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEspíndola, Isabela Masini-
dc.date.accessioned2024-10-29T16:51:51Z-
dc.date.available2024-10-29T16:51:51Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationESPÍNDOLA, Isabela Masini. Supervisão de campo na formação de estudantes em Acompanhamento Terapêutico: Uma perspectiva fenomenológica existencial. 2024.139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - niversidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.464.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43724-
dc.description.abstractContextualized training in mental health demands training devices that act territorially and are linked to the public health and social assistance network, education, justice and other citizenship rights. In the Brazilian context, from the period of redemocratization onwards, territorial practices became widespread, especially therapeutic support, in a complex scenario, involving the colonial historical tradition, public demands, neoliberal guidelines in professional training and in the organization of higher education, the inheritance of the individualized liberal clinic model, among others. Thus, the present study aims to report the experience of field supervision as a training device in the practice of therapeutic monitoring as an articulating element of the network and promoter of the expanded clinic. Using clinical cartography from a phenomenological perspective, the field supervisor monitored the interns, recorded through logbooks, and participated in supervision with the teacher responsible for the internship, recorded and transcribed. The qualitative analysis was based on phenomenological hermeneutics, articulating the meanings of the journey through the territory and training to the social historical field that constitutes the experiences. Therefore, territorial practices demand new modes of care in the field, which encompass the multiple dimensions involved in the production of a demand, such as socioeconomic factors, the psychosocial support network and the socialization spaces of those involved. Displaced from the protected space of the school clinic, students in training need diverse references and resources for relevant action and for understanding the process of territorial intervention. In this sense, field supervision operates in the pedagogical sphere, allowing access to guidance at the time of care, and in the clinical sphere, offering welcome and listening to the intern, allowing care for caregivers in the field.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvisitas com preceptorpt_BR
dc.subjectsupervisãopt_BR
dc.subjectserviços comunitários em saúde mentalpt_BR
dc.subjectacompanhamento terapêuticopt_BR
dc.subjectpsicologiapt_BR
dc.subjectintervenção psicossocialpt_BR
dc.subjectvisits with preceptorpt_BR
dc.subjectsupervisionpt_BR
dc.subjectcommunity mental health servicespt_BR
dc.subjecttherapeutic monitoringpt_BR
dc.subjectpsychologypt_BR
dc.subjectpsychosocial interventionpt_BR
dc.titleSupervisão de campo na formação de estudantes em Acompanhamento Terapêutico: Uma perspectiva fenomenológica existencialpt_BR
dc.title.alternativeField supervision in the training of students in Therapeutic Support: an existential phenomenological perspectivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, RIcardo Wagner Machado da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915690637782350pt_BR
dc.contributor.referee2Mattar, Cristine Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604904400812073pt_BR
dc.contributor.referee3Dutra, Elza Maria do Socorro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735914852611176pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3163264201370181pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA formação contextualizada em saúde mental demanda dispositivos formativos que atuem territorialmente e se articulem à rede pública de saúde e assistência social, à educação, à justiça e a outros direitos de cidadania. No contexto brasileiro, a partir do período de redemocratização, disseminam-se as práticas territoriais — em especial o acompanhamento terapêutico — em um cenário complexo envolvido pela tradição histórica colonial, por demandas públicas, por diretrizes neoliberais na organização do ensino superior, pela herança do modelo de clínica liberal individualizada, entre outros. Assim, o presente estudo visa relatar a experiência de supervisão de campo como dispositivo de formação na prática do acompanhamento terapêutico como elemento articulador da rede e promotor da clínica ampliada. Utilizando a cartografia clínica de perspectiva fenomenológica, foi realizado o acompanhamento da supervisora de campo junto aos estagiários registrado por meio de diários de bordo e da participação nas supervisões com a docente responsável pelo estágio, gravadas e transcritas. A análise qualitativa baseou-se na hermenêutica fenomenológica, articulando os sentidos do percurso no território e da formação ao campo histórico social constituinte das experiências. Sendo assim, observou-se que as práticas territoriais demandam novos modos de atenção em campo, que considerem as múltiplas dimensões envolvidas na produção de uma demanda, como fatores socioeconômicos, a rede de apoio psicossocial e os espaços de socialização dos envolvidos. Deslocados do espaço protegido da clínica escola, os alunos em formação necessitam de referências e recursos diversos para uma atuação pertinente e para a compreensão do processo de intervenção territorial. Nesse sentido, a supervisão de campo atua na esfera pedagógica, permitindo o acesso a orientações no momento do atendimento, e na esfera clínica, oferecendo acolhimento e escuta ao próprio estagiário, permitindo o cuidado aos cuidadores em campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.464pt_BR
dc.orcid.putcode170607254-
dc.crossref.doibatchidf1950890-3899-4572-88af-b7634ad0b1b2-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SupervisãoCampoFormação.pdfDissertação1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.