Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Vinícius Souza-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:03:49Z-
dc.date.available2024-10-21T19:03:49Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.citationMORAIS, Vinícius Souza. Previsão de fraude em licitações no Brasil. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5149.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43695-
dc.description.abstractElectronic procurement portals have transformed the process of acquiring goods and services, making it more efficient, competitive, and transparent. Simultaneously, the audit process must also keep up with these changes and adapt to this new system. In the academic context, there has been progress with the use of Artificial Intelligence techniques for fraud prediction, having this tool a wide range of applications in public management, particularly in monitoring procurement processes. Thus, this study proposes the use of the Random Forest technique for predicting signs of fraud in public administration procurements in Brazil. The Random Forest model was applied to the dataset related to 'Bidding and Contracts' of the year 2022, obtained from the Transparency Portal of the General Comptroller of the Union. Eleven independent variables (including budget, purpose of the bid, type of process, day the contract was signed, execution period, waiting period, interval between the signing date and the grant date, interval between the start date of execution and the signing date, distance to the next election, product category, state) were used to predict whether the company received fines (dependent variable). The performance of the model was evaluated monthly and annually. The classifier was effective in detecting fraud in procurements with an average monthly F1 Score of 78.5% and annual of 80%. It stood out for its ability to detect 90% (recall) of all actual cases of fraud in both analyses. In the monthly analysis, a significant reduction in the quality parameters of the irregularity cases was observed, with maximum values in January (recall=1.00 and F1 Score=0.96) and minimum in November (recall=0.47 and F1 Score=0.54). The most important variables fluctuated significantly over the months, but overall were: Product Category, Purpose of the Bid, and State. The potential impact of this work is highlighted not only in academia but also for all citizens and public managers, offering an effective tool in detecting potential misconduct in the public sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectBiddingpt_BR
dc.subjectLicitação Públicapt_BR
dc.subjectPublic Procurementpt_BR
dc.subjecte-Procurementpt_BR
dc.subjectFraudespt_BR
dc.subjectFraudpt_BR
dc.subjectServiço Públicopt_BR
dc.subjectPublic Servicept_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectRandom Forestpt_BR
dc.titlePrevisão de fraude em licitações no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFraud Prediction in Brazilian Public Procurementpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogers, Pablo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6610862548889492pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Flávio Luiz de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204955149040832pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Marcelo Botelho da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3636122087109794pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345793764939426pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs portais eletrônicos de licitação transformaram o processo de aquisição de bens e serviços, tornando-o mais eficiente, competitivo e transparente. Paralelemente, o processo de fiscalização também deve acompanhar essas mudanças e se adaptar a esse novo sistema. No contexto acadêmico, nota-se um avanço com a utilização de técnicas de Inteligência Artificial para a previsão de fraudes, tendo esse ferramental uma ampla gama de aplicações na gestão pública, em particular no acompanhamento de processos licitatórios. Assim, este estudo propõe a utilização da técnica de Random Forest para a previsão de indícios de fraudes em licitações na administração pública brasileira. O modelo Random Forest foi aplicado ao conjunto de dados relativos à ‘Licitações e Contratos’ do ano de 2022, obtidos no Portal Transparência da Controladoria-Geral da União. Onze variáveis independentes (incluindo orçamento, objetivo da licitação, tipo de processo, dia que o contrato foi assinado, período de execução, período de espera, intervalo entre a data de assinatura e a data de concessão, intervalo entre a data de início da execução e a data de assinatura, distância para a eleição mais próxima, categoria do produto, estado) foram utilizadas para prever se a empresa recebeu multas (variável dependente). O desempenho do modelo foi avaliado mensalmente e anualmente. O classificador foi eficiente na detecção de fraudes nas licitações com F1 Score mensal médio de 78,5% e anual de 80%. Destacou-se pela capacidade de detectar 90% (recall) de todos os casos reais de fraude para ambas análises. Na análise mensal, observou-se uma redução considerável nos parâmetros de qualidade dos casos de irregularidade com valores máximo em Janeiro (recall=1,00 e F1 Score=0,96) e mínimo em Novembro (recall=0,47 e F1 Score=0,54). As variáveis de maior importância flutuaram significativamente ao longo dos meses, mas no geral foram: Categoria do Produto, Objetivo da Licitação e Estado. Destaca-se o impacto potencial deste trabalho não apenas na academia, mas também para todos os cidadãos e gestores públicos, oferecendo uma ferramenta eficaz na detecção de potenciais desvios de conduta no setor público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration87pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5149pt_BR
dc.orcid.putcode170047126-
dc.crossref.doibatchidb40d0d11-3724-4997-8974-981996804de8-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrevisãoFraudeLicitações.pdfDissertação820.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.