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dc.creatorPacheco, Rafael Marques Borges-
dc.date.accessioned2024-10-17T17:19:54Z-
dc.date.available2024-10-17T17:19:54Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.citationPACHECO, Rafael Marques Borges. Avaliação da incerteza associada à temperatura de transição dúctil-frágil obtida via ensaios de impacto charpy. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.674.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43674-
dc.description.abstractThe Charpy impact test is an efficient method for evaluating the mechanical properties of materials applied in various industries, such as nuclear, naval, and oil and gas. The change in material behavior as a function of temperature, indicated by the ductile-to-brittle transition curve, helps in the proper selection of materials according to the operating temperature. Although the determination of the ductile-to-brittle transition temperature (DBTT) is widely discussed in the literature, it is necessary to understand how sources of error can impact the obtained result. In this context, this study aims to assess the uncertainty associated with DBTT obtained through conventional Charpy testing using the Monte Carlo method. To achieve this, the transition curve was fitted using the asymmetric hyperbolic tangent (AHT) method, and results regarding the behavior of the evaluated materials were obtained. Subsequently, uncertainties associated with both the absorbed energy (KV) and the test temperature (T) were determined using the GUM method for the three thermal conditioning methods employed. The results showed that the expanded uncertainty associated with the ductile-to-brittle transition temperature for AISI 4340-34 HRC steel is 2,85 °C, while for AISI 4340-40 HRC steel, it is 0,63 °C, representing 3,24% and 1,74% of the DBTT value with a 95,45% coverage probability. Analyzing the temperature data revealed that assessments considering only the variability of readings may underestimate the calculated measurement uncertainty, thereby justifying a more detailed evaluation of the equipment used, such as the testing machine and thermal conditioning methods.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipPetrobrás - Petróleo Brasileiro S.Apt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIncerteza de Mediçãopt_BR
dc.subjectMeasurement Uncertaintypt_BR
dc.subjectMétodo de Monte Carlopt_BR
dc.subjectMonte Carlo Methodpt_BR
dc.subjectTemperatura de Transição Dúctil-Frágilpt_BR
dc.subjectDuctile-to-Brittle Transition Temperaturept_BR
dc.subjectEnsaio de Impacto Charpypt_BR
dc.subjectCharpy Impact Testingpt_BR
dc.titleAvaliação da incerteza associada à temperatura de transição dúctil-frágil obtida via ensaios de impacto charpypt_BR
dc.title.alternativeAssessment of uncertainty associated with ductile to brittle transition temperature obtained via charpy impact testpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arencibia, Rosenda Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680475427208141pt_BR
dc.contributor.referee1Bose Filho, Waldek Wladimir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7343747084770689pt_BR
dc.contributor.referee2Piratelli Filho, Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8167043702154152pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Daniel Correia Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9096020241906220pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO ensaio de impacto Charpy é um método eficiente para avaliação de propriedades mecânicas de materiais aplicados a diversos tipos de indústria, como a nuclear, naval e de óleo e gás. A mudança de comportamento destes materiais em função da temperatura, regida pela curva de transição dúctil-frágil, auxilia na escolha correta do material de acordo com a temperatura de operação. Mesmo que a determinação da temperatura de transição dúctil-frágil (TTDF) seja difundida na literatura, é necessário entender como as fontes de erro podem impactar no resultado obtido. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar a incerteza associada à TTDF obtida via ensaio Charpy convencional pelo método de Monte Carlo. Para tanto foi efetuado o ajuste da curva de transição pelo método da tangente hiperbólica assimétrica (AHT) e foram obtidos resultados acerca do comportamento dos materiais avaliados. Em seguida foram determinadas as incertezas associadas tanto à energia absorvida (KV) quanto à temperatura de ensaio (T) pelo método GUM para os três meios de condicionamento térmico utilizados. Os resultados obtidos mostraram que a incerteza expandida associada à temperatura de transição dúctil-frágil para o aço AISI 4340-34 HRC é 2,85 °C enquanto para o aço AISI 4340-40 HRC é 0,63 °C, representando 3,24 % e 1,74 % do valor de TTDF para 95,45 % de probabilidade de abrangência. Analisando dados da temperatura foi possível observar que avaliações que consideram apenas a variabilidade das leituras podem subdimensionar o valor da incerteza de medição calculada, justificando então uma avaliação mais detalhadas dos equipamentos utilizados, como a máquina de ensaio e meios de condicionamento térmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.674pt_BR
dc.orcid.putcode169819083-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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