Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43669
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Moraes Neto, Antônio Justiniano de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T14:30:12Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T14:30:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | MORAES NETO, Antônio Justiniano de. EduColab: Sistema de recomendação educacional para promover a colaboração em fóruns de discussão. 2024. 147 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.628. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43669 | - |
dc.description.abstract | A software can recommend interactions among students in a Virtual Learning Environment (VLE) for the purpose of supporting collaborative learning. However, assessing collaboration in such environment to continuously encourage learning remains a challenge. This thesis describes a research which addresses the development of an Educational Recommender System (ERS) that adopts the Conversational Analysis (CA) in order to identify students’ collaboration and makes recommendations for promoting collaborative learning in discussion forums of a VLE. Based on experiments, a CA strategy is defined to identify the level of collaboration among students, possibilities for intervention in favor of collaborative learning are pointed out, the unsupervised machine learning in indexes resulting from CA is applied to validate and refine the pre-established recommendation strategy, and the results achieved are presented, including the EduColab, which is the ERS developed aiming to promote collaboration in a VLE discussion forums. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Sistema de Recomendação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Recommender System | pt_BR |
dc.subject | Análise Conversacional | pt_BR |
dc.subject | Conversational Analysis | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador | pt_BR |
dc.subject | Computer- Supported Collaborative Learning | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Collaborative Learning Assessment | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de Máquina | pt_BR |
dc.subject | Machine Learning | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial na Educação | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence in Education | pt_BR |
dc.title | EduColab: Sistema de recomendação educacional para promover a colaboração em fóruns de discussão | pt_BR |
dc.title.alternative | EduColab: Educational recommender system to promote collaboration in discussion forums | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Amiel, Tel | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0246540741711761 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Márcia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8946715881289701 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dorça, Fabiano Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3944579737930998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cattelan, Renan Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3722586963728305 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Joao Pita | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3183371898127104 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6515044727348778 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7109705644590434 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Um software pode recomendar interações entre estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o objetivo de apoiar a aprendizagem colaborativa. Entretanto, determinar a colaboração nesse ambiente para incentivar continuamente a aprendizagem permanece sendo uma questão desafiadora. Esta tese descreve uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de um Sistema de Recomendação Educacional (SRE) que adota a Análise Conversacional (AC) para identificar a colaboração entre alunos e faz recomendações a fim de promover a aprendizagem colaborativa em fóruns de discussão de um AVA. A partir de experimentos é definida uma estratégia de AC para identificar o nível de colaboração entre estudantes, são apontadas possibilidades de intervenção em prol da aprendizagem colaborativa, é aplicado o aprendizado de máquina não supervisionado em índices resultantes da AC para validar e refinar a estratégia de recomendação preestabelecida, e são apresentados os resultados obtidos, inclusive o EduColab, o SRE desenvolvido visando promover a colaboração em fóruns de discussão de um AVA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 147 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.628 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 169818935 | - |
dc.crossref.doibatchid | 5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716 | - |
dc.subject.autorizado | Computação | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | TESE - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EduColabSistema.pdf | Tese | 26.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License