Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes Neto, Antônio Justiniano de-
dc.date.accessioned2024-10-17T14:30:12Z-
dc.date.available2024-10-17T14:30:12Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationMORAES NETO, Antônio Justiniano de. EduColab: Sistema de recomendação educacional para promover a colaboração em fóruns de discussão. 2024. 147 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação​) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.628.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43669-
dc.description.abstractA software can recommend interactions among students in a Virtual Learning Environment (VLE) for the purpose of supporting collaborative learning. However, assessing collaboration in such environment to continuously encourage learning remains a challenge. This thesis describes a research which addresses the development of an Educational Recommender System (ERS) that adopts the Conversational Analysis (CA) in order to identify students’ collaboration and makes recommendations for promoting collaborative learning in discussion forums of a VLE. Based on experiments, a CA strategy is defined to identify the level of collaboration among students, possibilities for intervention in favor of collaborative learning are pointed out, the unsupervised machine learning in indexes resulting from CA is applied to validate and refine the pre-established recommendation strategy, and the results achieved are presented, including the EduColab, which is the ERS developed aiming to promote collaboration in a VLE discussion forums.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistema de Recomendação Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Recommender Systempt_BR
dc.subjectAnálise Conversacionalpt_BR
dc.subjectConversational Analysispt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativa Apoiada por Computadorpt_BR
dc.subjectComputer- Supported Collaborative Learningpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectCollaborative Learning Assessmentpt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquinapt_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectInteligência Artificial na Educaçãopt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence in Educationpt_BR
dc.titleEduColab: Sistema de recomendação educacional para promover a colaboração em fóruns de discussãopt_BR
dc.title.alternativeEduColab: Educational recommender system to promote collaboration in discussion forumspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Amiel, Tel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246540741711761pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.contributor.referee1Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944579737930998pt_BR
dc.contributor.referee2Cattelan, Renan Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3722586963728305pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Joao Pita-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3183371898127104pt_BR
dc.contributor.referee4Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7109705644590434pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoUm software pode recomendar interações entre estudantes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o objetivo de apoiar a aprendizagem colaborativa. Entretanto, determinar a colaboração nesse ambiente para incentivar continuamente a aprendizagem permanece sendo uma questão desafiadora. Esta tese descreve uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de um Sistema de Recomendação Educacional (SRE) que adota a Análise Conversacional (AC) para identificar a colaboração entre alunos e faz recomendações a fim de promover a aprendizagem colaborativa em fóruns de discussão de um AVA. A partir de experimentos é definida uma estratégia de AC para identificar o nível de colaboração entre estudantes, são apontadas possibilidades de intervenção em prol da aprendizagem colaborativa, é aplicado o aprendizado de máquina não supervisionado em índices resultantes da AC para validar e refinar a estratégia de recomendação preestabelecida, e são apresentados os resultados obtidos, inclusive o EduColab, o SRE desenvolvido visando promover a colaboração em fóruns de discussão de um AVA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.628pt_BR
dc.orcid.putcode169818935-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduColabSistema.pdfTese26.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons