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dc.creatorEleodoro, Osmar Felipe Alves-
dc.date.accessioned2024-10-14T18:41:51Z-
dc.date.available2024-10-14T18:41:51Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationELEODORO, Osmar Felipe Alves. Projeto e análise de desempenho de um conversor ressonante LLC para aplicação em estações de carregamento de veículos elétricos. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.609.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43641-
dc.description.abstractThis study analyses the performance of the LLC Series Resonant Converter for application in the isolation stage of power electronics converters used in electric vehicle battery charging stations. The analyses include two different operating modes: unity gain at resonant frequency and gain variation with frequency modulation. For the background, various aspects relating to high-power electric vehicle charging stations were discussed, including problems encountered in vehicle electrification and an extensive literature review on the subject. Theoretical and computational analyses, as well as experimental results obtained through the implementation of a prototype built in the laboratory on a reduced scale are presented. In order to achieve high levels of efficiency operating at high switching frequencies (above 100kHz), wide bandgap semiconductors were used, specifically silicon carbide. The results achieved efficiency above 97% for the experimental converter, and efficiency above 98% for the computer-simulated converter, at nominal power, validating the converter's application both as an isolating resonant converter and as an isolating converter responsible for output voltage variation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectConversor ressonante série-LLCpt_BR
dc.subjectEstações de carregamento de alta potênciapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectHigh-power charging stationspt_BR
dc.subjectLLC series resonant converterpt_BR
dc.subjectPerformance analysispt_BR
dc.titleProjeto e análise de desempenho de um conversor ressonante LLC para aplicação em estações de carregamento de veículos elétricospt_BR
dc.title.alternativeDesign and performance analysis of an LLC resonant converter for application in electric vehicle charging stationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira Junior, Demercil de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797685933461323pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Luiz Carlos Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855458644750836pt_BR
dc.contributor.referee1Praça, Paulo Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209433351163629pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Danillo Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340699533205878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474392227327227pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o desempenho do Conversor Ressonante Série-LLC para aplicação na etapa de isolamento de conversores de eletrônica de potência utilizados em estações de carregamento de baterias de veículos elétricos. As análises compreendem dois modos distintos de operação, a saber: ganho unitário em frequência ressonante e variação de ganho com modulação de frequência. Para a contextualização, foram abordados diversos aspectos relativos às estações de carregamento de veículos elétricos de alta potência, incluindo problemas encontrados na eletrificação veicular e uma ampla revisão bibliográfica sobre o assunto. Análises teóricas e computacionais, bem como resultados experimentais obtidos por meio da implementação de um protótipo construído em laboratório em escala reduzida são apresentados. Objetivando alcançar elevados níveis de eficiência operando em alta frequência de chaveamento (acima de 100kHz), foram utilizados semicondutores de banda larga, especificamente carboneto de silício. Os resultados obtidos alcançaram eficiência acima de 97% para o conversor experimental, e eficiência acima de 98% para o conversor simulado computacionalmente, em potência nominal, validando a aplicação do conversor tanto como conversor ressonante isolador quanto como conversor isolador responsável pela variação de tensão de saída.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.609pt_BR
dc.orcid.putcode169580319-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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