Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Vitor Gabriel Coelho-
dc.date.accessioned2024-09-26T12:55:11Z-
dc.date.available2024-09-26T12:55:11Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Vitor Gabriel Coelho. Entre Sarjetas: Lanceiros negros na Guerra de Farrapos (1836-1844). 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.632.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43497-
dc.description.abstractThe present work aims to present the participation of enslaved people in the War of Farrapos (1835-1844), in a historical period from 1836 to 1844, when the formation of infantry groups composed of black people, called Black Lancers, occurred and who acted in favor of republican reformists against the forces of the Brazilian Empire. The objective of this work is to contribute to the construction of anti-racist education, against the erasure of the struggle for freedom of the enslaved in historical events highlighted in textbooks, in the media and in national historical memory. To analyze ethnic-racial issues and the treatment given to the Farrapos War in History Teaching, documents such as the National Common Curricular Base and the curricular parameters of the states of São Paulo and Rio Grande do Sul were used. After analyzing regulation, of federal education and the aforementioned states, imagery research was carried out, which made it possible to identify the painting Lancero de la epoch de Rivera, by Juan Manuel Blanes, as an icon for the representation of black lancers from Rio Grande do Sul, enshrined in blogs and social networks of members of black movements in Brazil. On the other hand, it was possible to confirm the erasure of black lancers in the traditional history of Rio Grande do Sul, including cultural productions, which could be verified in the comic book Guerra de Farrapos (1982). The result of the research is manifested in the form of a graphic narrative, specifically as a comic book, which presents the black lancers, their reasons for participating in the war and the characteristics that involve these individuals in the history of Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
dc.subjectGuerra de Farrapospt_BR
dc.subjectLanceiros negrospt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectRagamuffin revolutionpt_BR
dc.subjectFarrapos Warpt_BR
dc.subjectblack spearmenpt_BR
dc.subjectMassacre of Porongospt_BR
dc.subjectDecolonialpt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectImagerypt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.titleEntre sarjetas: lanceiros negros na Guerra de Farrapos (1836-1844)pt_BR
dc.title.alternativeBetween gutters: black lancers in the Farrapos War (1836-1844)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Guilherme Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353039068392210pt_BR
dc.contributor.referee1Pirola, Ricardo Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6191223778347556pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1428050229093894pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da participação de escravizados na Guerra de Farrapos (1835-1844), em um recorte histórico de 1836 a 1844, quando ocorreu a formação de grupos de infantaria compostos por negros, denominados de Lanceiros Negros, e que atuaram em favor dos reformistas republicanos contra as forças do Império do Brasil. O objetivo desse trabalho é contribuir para a construção de uma educação antirracista, contra o apagamento da luta pela liberdade dos escravizados em acontecimentos históricos laureados em livros didáticos, nos meios de comunicação e na memória histórica nacional. Para a análise das questões étnico raciais e do tratamento dado à Guerra do Farrapos no Ensino de História, foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular e os parâmetros curriculares dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Após a análise sobre regulação do ensino federal e dos estados citados, foi realizada a pesquisa imagética, o que possibilitou a identificação da pintura Lancero de la época de Rivera, de Juan Manuel Blanes, como um ícone para a representação dos lanceiros negros rio-grandenses, consagrado em blogs e redes sociais de integrantes de movimentos negros no Brasil. Por outro lado, foi possível confirmar o apagamento dos lanceiros negros na história tradicional do Rio Grande do Sul, incluindo as produções culturais, o que pôde ser verificado na história em quadrinhos Guerra de Farrapos (1982). O resultado da pesquisa manifesta-se na forma de uma narrativa gráfica, especificamente como uma história em quadrinhos, que apresenta os lanceiros negros, seus motivos de participarem da guerra e as características que envolvem esses indivíduos na História sul-rio-grandense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.632pt_BR
dc.orcid.putcode168397744-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil - História - Guerra dos Farrapos, 1835-1845pt_BR
dc.subject.autorizadoLanceirospt_BR
dc.subject.autorizadoRepublicanismo - Brasilpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreSarjetasLanceiros.pdfDissertação4.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons