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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mattos, Rafaela de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T12:12:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T12:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Rafaela de. Memórias e ficções coletivas: a autoficção como exercício de reelaboração do lugar no teatro latino-americano. 2024. 198 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.352 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43483 | - |
dc.description.abstract | This dissertation elaborates on how theater intervenes in the relationship established with places through works that have memory as a guiding axis, with the notion of collective autofiction serving as a link between theater and the relationship with the place. Thus, the research discusses the power of being together in actions mediated by theatrical events. The work presents this reflection through the analysis of practices of theater groups in Latin America, with emphasis on the Estopô Balaio Collective from São Paulo, Brazil. To achieve these objectives, the methodological approaches adopted were cartography, closely linked to the exercise of visual essay proposing an alternative textuality to writing, and narrative research, most of all through the construction of a text that oscillates between personal narratives and collective debates, in a process of constant re-elaboration involving myself, others, and the world. In dialogue with the theoretical and artistic framework, including notable figures such as Leda Maria Martins (2023), bell hooks (2022), Milton Santos (1988), André Carreira (2012), Ecléa Bosi (2004), as well as cultural groups like Yuyachkani Cultural Group, Grupo Carmin, Cia KIMVN, and Coletivo Estopô Balaio, the dissertation demonstrates a trend in contemporary Latin American theater to rewrite the stories of places, envisioning a plural narrative that does not reduce societies to a hegemonic image. In this sense, two impactful forces were noted: the street and the community. Lastly, the research demonstrates that theater, through the practice of collective autofiction, calls upon the community to reinterpret the memories of the place, thereby proposing new images of it. With this movement, places become practiced by their inhabitants and accommodate new narratives about themselves, reinforcing the bond between the community and the place and contributing to a sense of belonging. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Collective Memory | pt_BR |
dc.subject | teatro latino-americano | pt_BR |
dc.subject | Latin American Theater | pt_BR |
dc.subject | autoficção | pt_BR |
dc.subject | Autofiction | pt_BR |
dc.subject | teatro de rua | pt_BR |
dc.subject | Street Theater | pt_BR |
dc.title | Memórias e ficções coletivas: a autoficção como exercício de reelaboração do lugar no teatro latino-americano | pt_BR |
dc.title.alternative | Collective memories and fictions: autofiction as an exercise in re-elaborating place in Latin American theater | pt_BR |
dc.title.alternative | Memorias y ficciones colectivas: la autoficción como ejercicio de reelaboración del lugar en el teatro latinoamericano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Daniel Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3266759891135746 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Ricardo Augusto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6321052286204681 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Vilma Campos dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413593325398183 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1517982861523909 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação elabora o modo como o teatro intervém na relação estabelecida com os lugares a partir de trabalhos que têm a memória como eixo norteador, tendo como elo entre o teatro e a relação com o lugar a noção de autoficção coletiva. Assim, a pesquisa discute a potência de estar junto em ações mediadas pelo acontecimento teatral. O trabalho apresenta tal reflexão a partir da análise de práticas de grupos de teatro da América Latina, com ênfase no Coletivo Estopô Balaio de São Paulo-SP. Para isso, os objetivos da pesquisa foram analisar a presença da memória do lugar no teatro de grupo latino-americano; investigar a viabilidade de uma autoficção coletiva na América Latina; e argumentar pelo teatro como caminho possível para viabilizar uma sensação de pertencimento com o lugar. Para atingir esses objetivos, os caminhos metodológicos que optei por adotar foram a cartografia, muito aliada ao exercício do ensaio visual que propõe uma textualidade alternativa à escrita; e a pesquisa-narrativa, em especial a partir da construção de um texto que oscila entre narrativas pessoais e debates de cunho coletivo, em um processo de constante reelaboração, de mim, do outro, do mundo. Em diálogo com o referencial teórico e artístico, em destaque Leda Maria Martins (2023), bell hooks (2022), Milton Santos (1988), André Carreira (2012), Ecléa Bosi (2004), Grupo Cultural Yuyachkani, Grupo Carmin, Cia KIMVN e Coletivo Estopô Balaio, a dissertação demonstra que há uma tendência no teatro contemporâneo da América Latina em reescrever as histórias dos lugares, vislumbrando uma narrativa plural, que não reduza as sociedades a uma imagem hegemônica. Nesse sentido, foi possível notar duas potências de ação, são elas: a rua e a comunidade. Por fim, a pesquisa demonstra que o teatro, a partir do exercício da autoficção coletiva, convoca a comunidade a reelaborar as memórias do lugar, propondo, assim, novas imagens sobre ele. Com este movimento, os lugares passam a ser praticados pelos seus moradores e a comportar novas narrativas sobre si, o que corrobora com o vínculo entre a comunidade e o lugar, contribuindo com o sentimento de pertença. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 198 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.352 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 168312505 | - |
dc.crossref.doibatchid | 55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf | - |
dc.subject.autorizado | Teatro | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Teatro latino-americano | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Investigação narrativa (Método de pesquisa) | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
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