Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Júlia Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-18T13:30:49Z-
dc.date.available2024-09-18T13:30:49Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Júlia Ferreira. Da ascensão nacional à construção de uma marca global: o processo de internacionalização da Alpargatas S.A. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43418-
dc.description.abstractThe present study aims to elucidate concepts related to the theme of internationalization, as well as to investigate the influencing factors in the geographical expansion process of a company, which, although of paramount importance for business development, proves to be sensitive - to internal and external factors - and gradual, as evidenced by the research results. Furthermore, to highlight the uniqueness of each internationalization case, this article is dedicated to outlining a historical overview of Havaianas, a Brazilian footwear brand owned by the century-old Alpargatas S.A., elucidating the business development in foreign territories. Therefore, the work is guided by the following questions: what factors led to the change in Alpargatas S.A.'s internationalization strategy post-pandemic and how did these changes unfold? Through the analysis of financial indicators and literature review as methodological procedures, the work aims to understand the changes in the brand's international plan between the years 2022 and 2023. The post-pandemic global scenario, the adopted internationalization strategy, and the limitations faced by models of entry into new countries were analyzed, which were already foreseen by the internationalization studies developed by the Uppsala School, in addition to their respective results, summarized in the pursuit of greater efficiency and simplification of processes, reflecting on the international structure of the business and its management on a global scale.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlpargataspt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectBrand Managementpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectEstratégia Internacionalpt_BR
dc.subjectInternational Strategypt_BR
dc.titleDa ascensão nacional à construção de uma marca global: o processo de internacionalização da Alpargatas S.A.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861pt_BR
dc.contributor.referee2Veríssimo, Michele Poline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo elucidar conceitos acerca da temática de internacionalização, bem como investigar os fatores de influência no processo de expansão geográfica de uma empresa, o qual, ainda que de suma importância para o desenvolvimento do negócio, mostra-se sensível - a fatores internos e externos - e gradual, como demonstram os resultados da pesquisa. Além disso, para evidenciar a singularidade de cada caso de internacionalização, este artigo dedica-se a traçar um panorama histórico sobre a Havaianas, marca calçadista brasileira pertencente à centenária Alpargatas S.A., elucidando o desenvolvimento do negócio em territórios estrangeiros. O trabalho, portanto, pauta-se nos seguintes questionamentos: quais fatores levaram à mudança da estratégia de internacionalização da Alpargatas S.A. no pós-pandemia e como essas mudanças se desdobraram? Mediante à análise de indicadores financeiros e revisão bibliográfica como procedimentos metodológicos, o trabalho propõe-se a compreender as alterações no plano internacional da marca entre os anos de 2022 e 2023. Foi analisado, para tanto, o cenário global pós-pandêmico, a estratégia de internacionalização adotada e as limitações enfrentadas pelos modelos de entrada em novos países, as quais já eram previstas pelos estudos de internacionalização elaborados pela Escola de Uppsala, ademais de seus respectivos resultados, resumidos à busca por maior eficiência e simplificação de processos, o que refletiu na estrutura internacional do negócio e em sua gestão em âmbito global.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode167809176-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - JÚLIA FERREIRA NASCIMENTO (1).pdf12.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.