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dc.creatorSaccomani, João Felipe Machado-
dc.date.accessioned2024-09-17T11:44:07Z-
dc.date.available2024-09-17T11:44:07Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSACCOMANI, João Felipe Machado. O trajeto estudante-estagiário-psicólogo: afetos, encontros e incertezas. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43381-
dc.description.abstractWhat composes being a good psychologist? How and who validates this condition? These questions, altogether, moved the writing of this work, which aims to: share reflections on the journey of a psychology graduate, seeking to understand the contours between the positioning of psychology student, intern and psychologist, using the perspective of Historical-Cultural Psychology as a theoretical framework for the exploration and analysis of this path. Therefore, seven letters written by the graduate himself and addressed to different addresses were analyzed. The letters, in general, record moments of reflection regarding formation in psychology and its resonances. They open a dialogue with the affections felt along the way, talk about the relationship with peers and dilemmas that circumscribe such formation and, especially, deal with: contrast between cognition and emotion, compositions about being a good psychologist, need for quick results, fears and doubts in general. From this analysis, it is possible to understand that the student-intern-psychologist path is unique and quite complex. Generally, the path taken is not linear, on the contrary, it is full of backwards and forwards, meetings and disagreements, with uncertainties and mistrust that remain even after graduation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectEstágio em Psicologiapt_BR
dc.subjectGraduação em Psicologiapt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectFormation in Psychologypt_BR
dc.subjectGraduation in Psychologypt_BR
dc.subjectInternship in Psychologypt_BR
dc.subjectHistorical-cultural theorypt_BR
dc.titleO trajeto estudante-estagiário-psicólogo: afetos, encontros e incertezas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Clara Moriá Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653483465456078pt_BR
dc.contributor.referee2Parreira, Vanessa Aparecida Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421872354710532pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO que compõe ser um bom psicólogo? Como e quem valida essa condição? Estas indagações, em seu conjunto, movimentaram a escrita deste trabalho que tem por objetivo: compartilhar reflexões sobre o percurso de um graduando de psicologia, buscando compreender os contornos entre os posicionamentos de estudante de psicologia, estagiário e psicólogo, utilizando a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico para a exploração e análise deste trajeto. Para tal, foram analisadas sete cartas escritas pelo próprio graduando e endereçadas a diferentes destinatários. As cartas, em geral, registram momentos de reflexão a respeito da formação em psicologia e seus atravessamentos. Abrem diálogo com os afetos sentidos no percurso, referem sobre a relação com os pares e dilemas que circunscrevem tal formação e especialmente tratam sobre: contraste entre cognição e emoção, composições sobre ser um bom psicólogo, necessidade por resultados rápidos, medos e dúvidas em geral. A partir desta análise, é possível compreender que o caminho estudante-estagiário-psicólogo é singular e bastante complexo. Geralmente, o caminho percorrido não é linear, pelo contrário, repleto de idas, vindas, encontros e desencontros, com incertezas e desconfianças que permanecem mesmo após a graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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