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dc.creatorNunes, Lorenna Dias-
dc.date.accessioned2024-09-11T13:45:04Z-
dc.date.available2024-09-11T13:45:04Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationNUNES, Lorenna Dias. Transtorno do espectro autista e o manejo odontológico: uma revisão integrativa. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43323-
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurological condition that affects communication, social interaction and can generate repetitive behaviors. Patients with ASD face challenges in the dental field due to clinical and behavioral complexity, and despite advances, the management of these patients is still a major challenge in dental practice. Objective: To analyze scientific productions on dental management in Autism Spectrum Disorder, in light of the current literature. Methodology: an integrative descriptive and qualitative literature review was carried out in the main electronic databases in order to answer the following questions: What are the difficulties and potentialities encountered by professionals in the dental management of people with ASD? Are professionals trained to serve this population? What are the scientific findings in the literature on the technologies used in the dental management of patients with ASD? Results and discussion: Based on the descriptors used, 96 articles were identified, through the application of the inclusion and exclusion criteria, 10 studies were initially selected. After the full analysis of the articles read, eight studies were selected for inclusion in this review. Final considerations: The dental management of individuals with ASD, especially children, is challenging due to cognitive, behavioral, and sensory variations, requiring multidisciplinary and multiprofessional approaches. Inadequate understanding on the part of professionals can hinder the effectiveness of the care provided. Future research should explore communication strategies, behavioral interventions, professional training, family experiences, and the use of assistive technologies to improve the dental management of the population with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectodontologiapt_BR
dc.subjectcuidadopt_BR
dc.subjectcriança com deficiênciapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectCarefulpt_BR
dc.subjectChilren disabledpt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista e o manejo odontológico: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeAutism spectrum disorder and dental management: an integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Residênciapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Késia Lara dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241680508454749pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Alexandra Fontinelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253913921961265pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Érica Mariano de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482870742031147pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Poliana Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2986825173737462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981775728950466pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e pode gerar comportamentos repetitivos. Pacientes com TEA enfrentam desafios na área odontológica devido à complexidade clínica e comportamental, e apesar dos avanços, o manejo desses pacientes ainda é um grande desafio na prática odontológica. Objetivo: Analisar produções científicas acerca do manejo odontológico no Transtorno do Espectro Autista, à luz da literatura vigente. Metodologia: foi realizada uma revisão integrativa descritiva e qualitativa de literatura nas principais bases de dados eletrônicas com intuito de responder as seguintes perguntas: Quais as dificuldades e potencialidades encontradas pelos profissionais no manejo odontológico de pessoas com TEA? Os profissionais estão capacitados para atender essa população? Quais os achados científicos na literatura sobre as tecnologias usadas no manejo odontológico de pacientes com TEA? Resultados e discussão: Com base nos descritores empregados, foram identificados 96 artigos, mediante a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, inicialmente foram selecionados 10 estudos. Após a análise na íntegra dos artigos lidos, oito estudos foram selecionados para inclusão nesta revisão. Considerações finais: A gestão odontológica de pessoas com TEA, em especial das crianças, é desafiadora devido a variações cognitivas, comportamentais e sensoriais, exigindo abordagens multiprofissionais e multidisciplinares. A compreensão inadequada por parte dos profissionais pode dificultar a eficácia do cuidado prestado. Futuras pesquisas devem explorar estratégias de comunicação, intervenções comportamentais, treinamento profissional, experiências das famílias e uso de tecnologias assistivas para melhorar o manejo odontológico da população com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseResidência Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCR - Residência Multiprofissional em Saúde

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