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dc.creatorSampaio, Gisele Cristina Lopes-
dc.date.accessioned2024-09-05T19:44:29Z-
dc.date.available2024-09-05T19:44:29Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationLOPES, Gisele Cristina. O ensino do balé não deve ser traumático, dor não gera perfeição. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43262-
dc.description.abstractThis Final Course Work seeks to show that learning to dance classical ballet does not have to be traumatic, disagreeing with conventional teaching methods where teachers teach through pain, causing dancers to constantly suffer from abusive comments about their bodies, affecting them not only physically, but also psychologically. To develop this argument, I use the autobiography and an interview with women from the Dance course at the Federal University of Uberlândia - UFU, and the Portuguese Language course at the Federal University of Uberlândia - UFU, who had contact with this abusive teaching. I also bring a discussion about how there is a demand for body standards in women both in dance and in society, dialoguing with the authors Naomi Wolf (2022), Débora Bolsanello (2024), Clara Camarotti (2019) and Fabiana Maia (2011). And thus present other ways of teaching ballet without following an abusive standard, based on the pedagogies developed by Lu Braga (2020) and Zélia Monteiro (2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPadrão, trauma, balé clássicopt_BR
dc.subjectPattern, trauma, classical balletpt_BR
dc.titleO ensino do balé não deve ser traumático, dor não gera perfeição.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Liana Gesteira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353433440795787pt_BR
dc.contributor.referee1Minozzi, Carolina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3155068678311798pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Camila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3287262046973948pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso busca evidenciar que para se aprender a dançar balé clássico não precisa ser traumático, discordando das formas de ensinos convencionais onde professores lecionam através da dor, fazendo com que bailarinos sofram constantemente com comentários abusivos sobre seus corpos afetando-os, não só fisicamente, mas também psiquicamente. Para desenvolver este argumento utilizo da autobiografia, e de uma entrevista feita com mulheres do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, e do curso de Letras – Português da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, que tiveram contato com esse ensino abusivo. Trago também uma discussão sobre como existe uma cobrança de padrão corporal em mulheres tanto na dança como na sociedade, dialogando com as autoras Naomi Wolf (2022), Débora Bolsanello (2024), Clara Camarotti (2019) e Fabiana Maia (2011). E assim apresentar outras formas de ensinar a dançar balé sem seguir um padrão abusivo, a partir das pedagogias elaboradas por Lu Braga (2020) e Zélia Monteiro (2018).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration42.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode166931166-
Appears in Collections:TCC - Dança

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