Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Larissa de Souza-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:42:38Z-
dc.date.available2024-08-26T12:42:38Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationLOPES, Larissa de Souza. Análise e mapeamento do processo de compras em uma empresa de construção civil: um estudo de caso. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43116-
dc.description.abstractThe construction sector plays a crucial role in a country's economy, demanding efficient management to ensure success in projects. In this context, purchasing decisions for materials and services in this sector directly impact the quality of constructions, costs, and adherence to deadlines. This study aims to analyze the purchasing process in a construction company located in Uberlândia, MG, using the model proposed by Donyavi et al. (2023). The adopted methodology was a case study, with data collection through semi-structured interviews with four company professionals. A Likert scale was used to assess the maturity level of the sixteen categories of the theoretical model, identifying performance indicators and mapping the purchasing process. Through the interviews, the validation of three Business Process Model and Notation (BPMN) was obtained, revealing that the company is at different maturity stages in its purchasing process. While some areas showed maturity, others revealed the need for the implementation of standardized procedures, automated systems, and system integration to improve efficiency and decision-making. The study also highlighted the importance of continuously evaluating supplier performance indicators. This research not only deepens the integrated understanding of the purchasing process for the company but also enriches the academic field by addressing and filling gaps in studies related to the topic.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectEscala de maturidadept_BR
dc.subjectBusiness Process Model and Notationpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPurchasingpt_BR
dc.subjectMaturity Scalept_BR
dc.subjectBusiness Process Model and Notation (BPMN)pt_BR
dc.subjectCivil Constructionpt_BR
dc.subjectCase Studypt_BR
dc.titleAnálise e mapeamento do processo de compras em uma empresa de construção civil: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and mapping of the purchasing process in a construction company: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283923655965544pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Camila de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7110885718723305pt_BR
dc.contributor.referee2Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596004885320580pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO setor da construção civil desempenha um papel crucial na economia de um país, exigindo uma gestão eficiente para garantir sucesso nos projetos. Nesse interim, as decisões de compra de materiais e de serviços neste setor impactam diretamente na qualidade das construções, nos custos e no cumprimento de prazos. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de compras em uma empresa do setor da construção civil situada na cidade de Uberlândia, MG, utilizando o modelo proposto por Donyavi et al. (2023). A metodologia adotada foi um estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da empresa. Utilizou-se uma escala de Likert para avaliar o grau de maturidade das dezesseis categorias do modelo teórico, reconhecendo indicadores de desempenho e mapeando o processo de compras. Por meio das entrevistas, obteve-se a validação de três Business Process Model and Notation e revelou que a empresa está em diferentes estágios de maturidade no seu processo de compras. Enquanto algumas áreas mostraram maturidade, outras revelaram a necessidade de implementação de procedimentos padronizados, sistemas automatizados e a integração de sistemas para melhorar a eficiência e tomada de decisões. O estudo também destacou a importância de avaliar continuamente os indicadores de desempenho dos fornecedores. Esta pesquisa não apenas aprofunda o entendimento integrado do processo de compras para a empresa, mas também enriquece o campo acadêmico ao abordar e preencher lacunas em estudos relacionados ao tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.embargo.termsPossível publicação de artigo em revista e congressos.pt_BR
dc.orcid.putcode166268673-
dc.description.embargo10-Abr-2026-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseMapeamentoProcesso.pdf
  Until 2026-04-10
TCC2.75 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons