Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43033
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLauanda Gracielle Rodrigues
dc.date.accessioned2024-08-20T17:48:57Z-
dc.date.available2024-08-20T17:48:57Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43033-
dc.descriptionAs empresas rurais possuem características particulares que as diferenciam de setores comerciais e industriais, fazendo da agropecuária uma atividade com vários riscos. Um dos principais riscos presentes no setor agropecuário está relacionado às potenciais oscilações nos preços das commodities. Para se protegerem da instabilidade das cotações, existem estratégias que podem ser utilizadas pelos agricultores no intuito de gerenciar o risco, como o mercado a termo, o mercado futuro e o de opções. Apesar dos benefícios destes instrumentos, na prática eles não são muito utilizados pelos produtores brasileiros, tanto por fatores como idade, escolaridade, tamanho da produção, como por questões comportamentais de propensão e percepção do risco, grau de acompanhamento de mercado, além de excesso de confiança em preços e na gestão administrativa. No mercado brasileiro, o estudo da eficiência na gestão do risco surge como uma necessidade imediata, face aos constantes riscos pertinentes à atividade agrícola, defrontados pelos produtores rurais e da relevância do agronegócio no contexto mundial. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo investigar os aspectos comportamentais na gestão de risco de preço das commodities e na decisão do uso de contratos futuros pelos agricultores de Minas Gerais; e verificar se há sinais de excesso de confiança nos preços entre estes produtores rurais. Obtiveram-se variáveis de comportamento do produtor em relação aos graus de propensão e percepção ao risco, acompanhamento do mercado e excesso de confiança na gestão administrativa e em preços. Esses fatores comportamentais foram também avaliados em uma escala Likert com cinco graus de concordância do produtor frente às afirmações existentes no questionário em que (1) representava completa discordância e (5) completa concordância. Os resultados demonstraram um baixo percentual de produtores que utilizam o mercado futuro em Minas Gerais, de acordo com os dados analisados observa-se a falta de confiabilidade dos produtores para utilizar a venda da produção através dos mercados futuros.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCommodities; Propensão ao Risco; Contratos Futuros; Mercado Brasileiro.
dc.titleAspectos comportamentais na gestão de riscos de preço de commodities e na decisão do uso de contratos futuros entre produtores rurais de Minas Gerais
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Jaluza Maria L. S. Borsato
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013-1-15.pdf1.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.