Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43006
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRhode Maria Netto Silva
dc.date.accessioned2024-08-20T17:48:34Z-
dc.date.available2024-08-20T17:48:34Z-
dc.date.issued2002
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43006-
dc.descriptionForam conduzidos dois experimentos, o primeiro em campo, em uma cultura comercial de soja, na fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia- MG, tendo como objetivo avaliar o potencial da utilização do teste do cloreto de sódio, como um método para a determinação da qualidade fisiológica, assim como determinar o efeito da dessecação e do retardamento da colheita na qualidade das sementes de soja, cultivar conquista. Em ambos experimentos, o delineamento experimental foi o de blocos casualizados e os tratamentos distribuídos no esquema fatorial 5 (épocas de colheita) x 2 ( com e sem dessecação), com quatro repetições. As épocas de colheita foram: maturação fisiológica, ponto de colheita e 15, 30 e 45 dias após o ponto de colheita. Na dessecação foi utilizado paraquat, na dosagem de um litro/ha. Foram avaliados a germinação; o vigor (classificação do vigor de plântulas e os testes de condutividade elétrica e do cloreto de sódio); os danos mecânicos nas sementes e a emergência em campo. Pelos resultados obtidos conclui-se que: a) o teste do NaCl, nas concentrações utilizadas, não mostrou-se eficiente para avaliação do vigor de sementes de soja, da cultivar conquista; b) os melhores resultados de germinação e vigor ocorreram quando as sementes foram colhidas no ponto de colheita; c) a melhor qualidade fisiológica das sementes foi obtida com a dessecação; d) o retardamento da colheita, independentemente da dessecação, provocou decréscimo na qualidade fisiológica das sementes de soja.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.titleUtilização do cloreto de sódio na determinação do vigor de sementes de soja, associado com a dessecação e o retardamento da colheita
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Carlos Machado dos Santos
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
062.pdf226.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.