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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Glaucia Fernanda Marques | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T17:44:45Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T17:44:45Z | - |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42653 | - |
dc.description | A melhoria da qualidade de vida com base na educação informal do homem do campo é uma questão que prolonga-se das primeiras missões americanas no final da década de 1940 ao contexto atual da agricultura familiar brasileira. O início das políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) ocorreu em 1949 com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR) em Minas Gerais. O instrumento que implementaria uma nova dinâmica à agricultura familiar era o crédito rural e o acompanhamento técnico para garantir que esses recursos fossem corretamente direcionados. Entretanto, as políticas da ATER conheceram diferentes realidades desde sua implantação tendo, na década de 1970, seu período de maior importância e crescimento. Porém, com o fim do crédito subsidiado e as reformas do Estado a partir da década de 1990, o serviço de Extensão Rural é submetido a uma operação de desmonte, notadamente com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extenção Rural ( EMBRATER) em 16 de março de 1990, no governo Fernando Collor de Mello.Uma pesquisa foi realizada em Uberlândia com a finalidade de entender o contexto e as perspectivas da Extensão Rural, tendo em vista que o serviço tem importância fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar. Uma atenção especial foi dedicada a investigar a eficiência dos sistemas de Comunicação Rural, enfatizando o aspecto educacional e informativo, na tentativa de identificar a capacidade de provocar mudanças, assim como apontar as limitações em receber e adotar novas técnicas de produção por parte dos produtores. Foi elaborado um roteiro semi-estruturado e aplicado em 40 propriedades (na região do Alto Araguari) de 09 a 13/02/2005 abordando questões relacionadas à estrutura sócio-econômica dos produtores, comunicação, transferência e validação de tecnologias, presença do serviço de extensão. Os dados foram organizados e interpretados, possibilitando verificar os objetivos propostos. De forma sucinta, o serviço público de Extensão Rural configura-se como um processo pontual de transferência de tecnologia, confrontando-se com a demanda pluriativa da ATER para agricultura familiar. A comunicação tem importância reconhecida entre os produtores;entretanto seu uso como recurso para melhoria da produção é bastante limitado. Neste sentido, faz-se necessário uma revisão das estratégias de desenvolvimento, entendendo que é preciso haver um trabalho complementar entre os órgãos da ATER, com participação efetiva dos produtores e respaldo público, via incentivo financeiro e educação, garantindo a inclusão social e melhor qualidade de vida nas propriedades familiares de Uberlândia | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Extensão Rural | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.subject | Propriedades Familiares | |
dc.title | Extensão rural e comunicação nas propriedades familiares de Uberlândia: uma análise contextual. | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | |
dc.contributor.advisor1 | Gabriel José Barbosa | |
dc.publisher.course | Agronomia | |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | |
Appears in Collections: | TCC - Agronomia (Uberlândia) |
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File | Description | Size | Format | |
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