Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42585
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlcione Macedo Amaral
dc.date.accessioned2024-08-20T17:44:15Z-
dc.date.available2024-08-20T17:44:15Z-
dc.date.issued2006
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42585-
dc.descriptionEstudou-se a influencia do tamanho e do teste de germinação utilizado na qualidade inicial de sementes de girassol. As sementes do híbrido Hélio 360, fornecidos ao laboratório são provenientes do campo de produção de sementes comercias da Helianthus do Brasil, safra 2006, unidade de Uberlândia MG. Foram realizados dois experimentos, o primeiro constituiu-se do teste de germinação em rolo de papel e o segundo do teste de emergência em areia. Ambos realizados em delineamento de blocos ao acaso (DBC) com seis repetições onde os tratamentos foram constituídos da classificação das sementes em quatro tamanhos. No teste de germinação em rolo de papel (TGRP) foram semeadas 200 sementes para cada lote (quatro subamostras de 50 sementes), em rolo de papel Germitest, umedecido com quantidade de água equivalente a 2,5 vezes o peso do substrato seco, colocadas para germinar a temperatura de 25 ºC. A leitura ocorreu no quinto dia após a instalação do teste computando-se o número de plântulas normais, anormais, sementes infeccionadas e sementes mortas, sendo estas as variáveis analisadas e apresentadas em porcentagem conforme as Regras de Análise de Sementes (BRASIL, 1992). Para o teste de emergência em areia as sementes foram semeadas em substrato de areia lavada e peneirada, em caixas plásticas com dimensões 50 x 30 x 8 cm. Cada bloco contendo quatro caixas, referentes aos tratamentos, e cada caixa com oito repetições de 25 sementes. O teste foi realizado em casa de vegetação, ambiente com temperatura média diária de 36ºC e umidade relativa do ar diária média de 44%. O umedecimento da areia foi realizado conforme as Regras de Análise de Sementes (BRASIL, 1992), de modo a obter 60% da capacidade de retenção, e reumedecida sempre que necessário. Com a finalização do teste foram realizados os cálculos da porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência. Foi avaliado também o peso de mil sementes de acordo com o prescrito pelas Regras de Análise de Sementes (BRASIL, 1992). Concluiu-se que o tamanho das sementes de girassol não influenciou na qualidade da semente nos dois testes estudados, e o teste de germinação em rolo de papel detectou a presença de fungos na cobertura protetora, onde as sementes (aquênios) de maior tamanho apresentaram maior porcentagem de plântulas infeccionadas (11%).
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectGirassol.Sementes
dc.subjectGerminação
dc.titleDesempenho de semente de girassol de diferentes tamanhos submetidas aos testes de germinação e emergência em areia
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Gláucia de Fátima Moreira Vieira e Souza
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2006_2_02.pdf151.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.