Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42431
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMaria Rosa Motta Passos
dc.date.accessioned2024-08-20T17:43:25Z-
dc.date.available2024-08-20T17:43:25Z-
dc.date.issued2003
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42431-
dc.descriptionA adubação de pastagens está sendo cada vez mais utilizada em áreas brasileiras, devido ao uso intensivo que as mesmas vêm adquirindo ao longo dos tempos. O P é um dos elementos essenciais, tanto direta (na dieta do rebanho bovino), quanto indiretamente (no benefícios às espécies forrageiras). O fosfato Bioativo, um organofosfato obtido através de tratamentos biológicos de resíduos rurais, urbanos e de rochas fosfáticas, é um adubo rico em P e bom condicionador mecânico do solo em área sob pastagem. O objetivo do trabalho foi à comparação do fosfato Bioativo com outras fontes de P sobre produção de matéria seca e teor de proteína bruta. Os tratamentos utilizados foram: 5 fontes, Superfosfato simples, Gafsa, Arad, Termofosfato magnesiano e Bioativo; com 4 repetições. O método utilizado foi o delineamento em blocos casualizados, numa área total de 480 m2. A espécie usada no ensaio foi a leguminosa Calopogonium mucunoides muito empregada em consórcio com gramíneas forrageiras. Foram adubados com 100 kg ha-1 de sulfato de amônia em cobertura logo após os cortes todos os tratamentos. Estes foram realizados aos 90 e 120 dias após semeadura. A variáveis analisadas foram: produção de matéria seca e matéria verde produzida por áreas (kg ha-1), e teor de proteína bruta na matéria seca. Os resultados mostraram que aos 90 dias o Superfosfato simples obteve melhor resposta, isto devido ser uma fonte solúvel de P. Aos 120 dias o fosfato Bioativo não teve diferença significativa em relação ao Super fosfato simples. Em teores de quantidade de proteína bruta produzida as amostras não se diferenciaram entre si.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCalopogoniun Muscioides
dc.subjectFertilidade
dc.subjectProdução
dc.titleEficiência agronômica de fontes de fósforo sobre a produção de matéria seca e teor de proteína bruta em calopogoniun muscioides
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Luis Antônio de Castro Chagas
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2003_2_25.pdf94.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.