Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42350
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMarcos César Pereira Nunes
dc.date.accessioned2024-08-20T17:43:06Z-
dc.date.available2024-08-20T17:43:06Z-
dc.date.issued2007
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42350-
dc.descriptionEm função da crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do avanço das leis que disciplinam a ação humana sobre as florestas de proteção, um alto interesse vem sendo despertado para os programas de revegetação em áreas degradadas, exigindo que os conhecimentos técnico-científicos sejam rapidamente repassados aos potenciais implementadores desses programas. As matas ciliares degradadas demandam prioridade para as ações de revegetação e ou enriquecimento. Essas matas têm um papel estratégico na conservação da biodiversidade de flora e fauna e na preservação da qualidade da água. As matas ciliares tem importante papel na proteção dos cursos d'água, impedindo a degradação da biodiversidade. Mesmo protegidas por lei, estas áreas vêm sendo destruídas, provocando impactos ambientais, sociais e econômicos. Observou-se que a Mata Ciliar (APP) e a Reserva Florestal Legal (RFL) na região da micro-bacia hidrográfica do Córrego do Resfriado, localizada na propriedade Fazenda Santa Maria, em Capinópolis, MG, apresenta-se em situação de intensa degradação. Portanto, se torna necessário instruir medidas técnicas para recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Florestal Legal (RFL) desse córrego, atualmente em desacordo com a legislação ambiental em vigor. Assim sendo, uma proposta de correção desse passivo ambiental da propriedade Fazenda Santa Maria foi elaborada, levando em consideração os termos da lei estadual 14.309/02 de 2002 e federal art. 2° da lei 4.771/65 de 1965. É necessário, portanto, uma adequação do uso das mesmas através de projetos técnicos de recomposição da flora, para a margem esquerda (sentido jusante) do córrego do Resfriado (em faixa não inferior a 30m), de forma a atender a legislação e, conseqüentemente, proporcionar o uso racional dos recursos naturais. Para Áreas de Reserva Florestal Legal, é necessário fazer a demarcação destas áreas no corpo da propriedade atendendo no mínimo 20% da área total da mesma, promover o cercamento e a proteção das mesmas, e fazer a averbação junto à escritura da propriedade.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMatas Ciliares
dc.subjectÁrea Permanante
dc.subjectSilvicultura
dc.titleProjeto de implantação de área de preservação permanente em parte da margem do córrego do resfriado em capinópolis-MG
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Lisias Coelho
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2007_2_22.pdf498.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.