Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPriscila Trevizam de Freitas
dc.date.accessioned2024-08-20T17:43:03Z-
dc.date.available2024-08-20T17:43:03Z-
dc.date.issued2007
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42333-
dc.descriptionA cotonicultura no cerrado, nos últimos anos, testemunhou novos problemas fitossanitários, entre estes, a mancha de Ramulária, ferrugem tropical e o complexo das podridões de maças, causada por vários agentes etiológicos, entre eles o fungo Fusarium moliniforme ("hard lock" ) e a Ferrugem tropical. O objetivo primordial deste trabalho foi avaliar o comportamento da cultivar Delta Opal em função da aplicação de fungicidas associados ou não a agentes biológicos no controle das doenças do algodoeiro, observando a interferência na produtividade e qualidade de fibra. O experimento foi realizado em campo, no sistema de semeadura direta com delineamento experimental de blocos casualizados, sendo 11 tratamentos, composto por 3 repetições. Os tratamentos foram 1- Difeconazol 0,2L/ha; 2- Azoxistrobina 0,2 L/ha; 3- Azoxistrobina + Ciproconazol 0,3 L/ha; 4- Ciproconazol 0,3 L/ha; 5- Carbendazim 0,5 L/ha; 6- Azoxistrobina + Trichoderma 0,2 L + 1,0 L/ha; 7-Ciproconazol + Trichoderma 0,3 L + 1,0 L/ha; 8- Carbendazim + Trichoderma 0,5 L + 1,0 L/ha; 9- Trichoderma 1,0L (106 esp/mL)/ha; 10- Difeconazol + Trichoderma 0,2 L/ha; 11-Testemunha. As avaliações foram feitas atribuindo-se porcentagem de severidade das manchas foliares e podridão de maças, sendo para esta determinada também à porcentagem de incidência. A menor incidência de podridão de maças foi observada no tratamento 10; para manchas foliares obtiveram maior controle de severidade o tratamento 3; os melhores índices de qualidade de fibra foram dos tratamentos 4 e 10. Os tratamentos estatisticamente apresentaram um mesmo potencial produtivo.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFungicidas
dc.subjectDoenças
dc.subjectAlgodão
dc.titleFungicidas e trichoderma viride no controle da mancha de ramulária, ferrugem tropical e podridão de maçãs do algodoeiro
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Fernando César Juliatti
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_1_24.pdf257.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.