Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42282
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCamila Mendes Bernardes
dc.date.accessioned2024-08-20T17:42:55Z-
dc.date.available2024-08-20T17:42:55Z-
dc.date.issued2005
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42282-
dc.descriptionConduziu-se o experimento na Fazenda do Glória e no Laboratório de Nematologia Agrícola do Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Uberlândia, com objetivo de isolar e quantificar actinomicetos, bactérias esporulantes, celulolíticos, leveduras e solubilizadores de fosfato presentes no solo. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com sete tratamentos e quatro blocos. Os tratamentos foram constituídos de sete diferentes combinações de modos de aplicação de calcário e/ou gesso com e/ou sem mecanização para a incorporação do calcário e gesso. As parcelas foram cultivadas com soja "Conquista" e avaliadas nas épocas de semeadura, estádio vegetativo e colheita. De cada amostra de solo coletada, dez gramas de solo foram adicionados a 90 mL de água, constituindo assim a diluição para celulolíticos (10-1); posteriormente, diluiu-se para a concentração 10-2 que foi usada para solubilizadores de fosfato e leveduras, e para 10-3, no isolamento de actinomicetos e bactérias esporulantes. A dinâmica da microbiota do solo estudada composta por bactérias esporulantes, celulolíticos, solubilizadores de fosfato e actinomicetos, não foi alterada pelos diferentes manejos adotados em qualquer das três épocas de avaliação. As alterações ocorreram em função das épocas avaliadas e podem ser relacionadas às características biológicas desses microrganismos associadas às condições químicas e físicas do solo. Apenas a população de leveduras teve o crescimento alterado em função não só das épocas de avaliação como também por algumas diferenças estatísticas entre alguns manejos na fase vegetativa.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSoja
dc.subjectCerrado
dc.subjectPopulação Microbiana
dc.titlePopulação microbiana como indicadora de interferência de diferentes manejos de solos de cerrado com cultivo de soja
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1Maria Amélia dos Santos
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2005_2_10.pdf204.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.