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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cardoso, Arthur Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T17:26:08Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T17:26:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Arthur Oliveira. Mortalidade por acidentes de trânsito no brasil: uma análise de série temporal. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42236 | - |
dc.description.abstract | Traffic accidents are a serious global public health issue, resulting from a combination of behavioral factors, deficiencies in vehicle safety, and poor urban conditions. They represent one of the main causes of injuries and fatalities, driven by the continuous increase in the number of vehicles, changes in lifestyles, and observed risk behaviors in the general population. For this reason, this study investigates the monthly time series of traffic accident mortality in Brazil, aiming to identify a model capable of making predictions for this variable. Time series techniques were employed, using the Box-Jenkins approach, with seasonal autoregressive integrated moving average (SARIMA) models. The criteria adopted to make an analytical decision about the most appropriate model included the Akaike Information Criterion (AIC) and the Bayesian Information Criterion (BIC). Additionally, to increase the accuracy of the analysis, the Mean Absolute Percentage Error (MAPE) and the Root Mean Square Error (RMSE) were also calculated. The chosen model was SARIMA(2,1,1)(3,1,1)12, which presented the lowest value for these criteria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | SARIMA | pt_BR |
dc.subject | Séries temporais | pt_BR |
dc.subject | AIC | pt_BR |
dc.subject | BIC | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.title | Mortalidade por acidentes de trânsito no brasil: uma análise de série temporal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Biase, Nádia Giaretta | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5113310672600001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Pedro Franklin Cardoso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2774946715740027 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Imaculada de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5214152217965576 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os acidentes de trânsito são uma questão grave de saúde pública em escala global, decorren- tes de uma combinação de fatores comportamentais, deficiências na segurança dos veículos e condições urbanas precárias. Eles representam uma das principais causas de lesões e fatali- dades, impulsionados pelo aumento contínuo do número de veículos, mudanças nos estilos de vida e comportamentos de risco observados na população em geral. Por essa razão, este estudo investiga a série temporal mensal de mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil, com o objetivo de identificar um modelo capaz de realizar previsões para essa variável, utilizou-se técnicas de séries temporais, através da abordagem de Box e Jenkins, com modelos autorre- gressivos sazonais do tipo SARIMA. Os critérios adotados para tomar uma decisão analítica sobre o modelo mais apropriado incluíram o Critério de Informação de Akaike (AIC) e o Cri- tério Bayesiano de Schwarz (BIC). Além disso, para aumentar a precisão da análise, também foram calculadas a Média Aritmética dos Desvios Absolutos em Porcentagem (MAPE) e a Raiz Quadrada da Média Aritmética dos Quadrados dos Desvios (RMSE). O modelo escolhido foi o SARIMA(2,1,1)(3,1,1)12, que apresentou o menor valor para esses critérios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Estatística | pt_BR |
dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 165831604 | - |
Appears in Collections: | TCC - Estatística |
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