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dc.creatorSantos, Jussara Paola Coelho dos-
dc.date.accessioned2024-08-13T14:02:41Z-
dc.date.available2024-08-13T14:02:41Z-
dc.date.issued2024-06-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Jussara Paola Coelho dos. Posicionamento: a marca UFU no Instagram por meio de notas oficiais. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.347.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42176-
dc.description.abstractThis dissertation deals with institutional communication by official statement on social media as brand positioning seeking to analyze these are reinforcing what is described in the corporate identity of a public education institution. As an object of analysis, Instagram posts from the Federal University of Uberlândia (UFU) were used during the first academic semester of 2021/2, which corresponds to the months of May to August 2022. The study was divided into 4 parts. The first use was concepts relating to the internet and digital media. The second focused on discussion, concepts and criteria of organizations and communication, the third discusses and categorizes brand and branding principles. The fourth part of this work creates a matrix for brand positioning analysis based on the concepts discussed in the previous chapters that can be used by university managers and other researchers who aim to investigate whether practical communication, through official notes, is aligned with corporate identity. within the situations and reaches a conclusion about the object, the posts of UFU's official notes on Instagram. The results clearly indicate that the UFU brand follows its brand identity when writing its official notes, but that this identity needs to be revisited by managers for an update to align with organizational dimensions in the contemporary context. Adapting to new trends through rebranding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgestão de marcapt_BR
dc.subjectnota oficialpt_BR
dc.subjectmídias sociaispt_BR
dc.subjectuniversidade públicapt_BR
dc.subjectbrandingpt_BR
dc.subjectofficial notept_BR
dc.subjectsocial mediapt_BR
dc.subjectpublic universitypt_BR
dc.titlePosicionamento: a marca UFU no Instagram por meio de notas oficiaispt_BR
dc.title.alternativeBrand positioning: the UFU on Instagram through official notespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee1Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Lucas Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3448223966851883pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0815673732736741pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação trata sobre a comunicação institucional via notas oficiais em mídias sociais como posicionamento de marca, buscando analisar se essas notas estão reforçando o que está descrito na identidade corporativa de uma instituição de ensino pública. Como objeto de análise são utilizadas as postagens no Instagram da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante o primeiro semestre letivo de 2021/2, que corresponde aos meses de maio a agosto de 2022. O estudo foi dividido em quatro partes. Na primeira utilizou-se conceitos referentes a internet e mídias digitais. A segunda debruçou-se em discussão, conceitos e critérios de organizações e comunicação. A terceira discute e categoriza princípios de marca e branding. A quarta parte deste trabalho cria uma matriz para análise de posicionamento de marca a partir dos conceitos discutidos nos capítulos anteriores que pode ser utilizada por gestores de universidades e demais pesquisadores que tenham como objetivo investigar se a comunicação prática, por meio de notas oficiais, está alinhada com a identidade corporativa dentro das mesmas circunstâncias e chega à conclusão sobre o objeto: as postagens das notas oficiais da UFU no Instagram.Os resultados indicam claramente que a marca UFU segue sua identidade de marca ao escrever suas notas oficiais, mas que essa identidade precisa ser revisitada pelos gestores para uma atualização para seguir as dimensões organizacionais no contexto contemporâneo. Adaptar-se a novas tendências por meio de um rebranding.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.347pt_BR
dc.orcid.putcode165469264-
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMarca registradapt_BR
dc.subject.autorizadoUniversidade Federal de Uberlândia. Assessoria de Comunicaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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