Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Miriam Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-08-06T19:46:39Z-
dc.date.available2024-08-06T19:46:39Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Miriam Ribeiro. Panorama do uso da música no ensino de química: o que mostram as produções dos ENEQs? 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42103-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to survey and analyze the productions that make use of music in the teaching-learning process in Chemistry/Science, published in the proceedings of the National Meeting of Chemistry Teaching (Eneq, abbreviation in Portugues), from 2012 to 2023. To achieve this, we conducted bibliographic research across the last six editions of Eneq: 2012, 2014, 2016, 2018, 2021, 2023. In total, 60 papers were found that touch upon the use of music in the teaching of Chemistry/Science. From these, we selected 20 papers which address the use of music in the teaching-learning process in Chemistry/Science, comprising 11 abstracts (as simple paper, with one page) and 9 full papers. The data were subdivided into four categories of analysis: I - music by parodies in science teaching; II - music as an approach to scientific concepts; III - music as a didactic resource; IV - music beyond the classroom spaces. The results showed that categories 1 and 3 contain the highest quantity of works, totaling 65% of the selected productions, with 40% using music as a didactic tool and 25% as a resource for creating parodies. The bibliographic search indicates that methodological practices that make use of music in the teaching-learning process in Chemistry provoke changes in the perceptions of students and, consequently, can result in a more engaging learning experience, contributing to promoting the learning of specific content as well as the development of skills such as creativity, communication, critical thinking, concentration, problem-solving, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEneqpt_BR
dc.subjectEneq (abbreviation in Portuguese)pt_BR
dc.titlePanorama do uso da música no ensino de química: o que mostram as produções dos ENEQs?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teodoro de Souza, Paulo Vitor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro Rigue, Fernanda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee3Calaça da Silva, Lilian-
dc.contributor.referee3Lattesttp://lattes.cnpq.br/4710967164987197pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo levantar e analisar as produções que se apropriam da música no processo de ensino-aprendizagem em Química publicadas nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), entre o período de 2012 a 2023. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa, de natureza bibliográfica, nas últimas seis edições do Eneq: 2012, 2014, 2016, 2018, 2021, 2023. Ao total, foram encontrados 60 textos que tangenciam a música no ensino de Química. Desses, selecionamos 20 trabalhos, os quais abordam a música no processo de ensinoaprendizagem em Química, sendo 11 resumos; e 9 textos completos. Os dados foram subdivididos em três categorias de análise: I- a música como recurso didático; II- a música como abordagem de conceito científico; III- a música para além dos espaços da sala de aula. Os resultados mostraram que na categoria I está localizada a maior quantidade de trabalhos, totalizando 65% das produções selecionadas, no qual a música foi utilizada como ferramenta didática. A busca bibliográfica indica que as práticas metodológicas que se apropriam da música no processo de ensinoaprendizagem em Química provocam mudanças nas percepções dos(as) estudantes e, a partir disso, podem resultar em uma experiência de aprendizagem mais envolvente, colaborando para a promover a aprendizagem do conteúdo específico e também o desenvolvimento de habilidades, como: criatividade, comunicação, pensamento crítico, concentração, resolução de problemas, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PanoramaUsoMúsica.pdf575.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons