Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Samuel Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T14:18:07Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T14:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Samuel Oliveira. Violências vivenciadas por homens trans na educação superior: Bullying ou transfobia?. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.673. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42073 | - |
dc.description.abstract | This Master's research, which was supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), is part of the "Knowledge and Educational Practices" Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The work is part of the discussions developed in the GPESP - Education, Sexualities and Perfomativities Research Group, and its theme is transphobic bullying at the intersection with Higher Education. The aim was to map the experiences of bullying experienced by transgender men during their initial training in undergraduate courses. This was a qualitative study with the participation of seven trans men, with an average age of 19 and 32 and from different municipalities and higher education backgrounds. The questionnaire and semi-structured interview were the tools used to generate the data. The results show that the transition process from basic to higher education is implicated by the transition process. In higher education spaces, the bathroom is an architecture of terror and the demarcation of differences. The social name and proper treatment were also questioned as challenging factors for the professionalization process. However, protective factors such as friendship, education professionals, family and health professionals were cited as possibilities that produce resistance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Homens Transexuais | pt_BR |
dc.subject | Transgender Men | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Transfobia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Transphobia. | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject | Acesso e permanência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | pt_BR |
dc.subject | Student Access and Retention | pt_BR |
dc.title | Violências vivenciadas por homens trans na educação superior: Bullying ou transfobia? | pt_BR |
dc.title.alternative | Violence experienced by trans men in higher education: Bullying or transphobia? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Prado, Vagner Matias do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5401466231790767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Flávia do Bonsucesso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6588767019535064 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Arilda Inês Miranda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0145582434192657 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0268784743349641 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de Mestrado, que teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para sua realização, se insere na Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho compõe discussões desenvolvidas no GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Perfomatividades e toma como temática o bullying transfóbico em intersecção com a Educação Superior. O objetivo foi mapear experiências de bullying vivenciadas por homens trans no processo de formação inicial em cursos de graduação. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de sete homens trans, com média de idade de 19 e 32 anos e oriundos de diferentes municípios e formação superior. O questionário e a entrevista semiestruturada foram os instrumentos geradores dos dados. Como resultados aponta-se que o processo de transição da educação básica para a superior é implicado pelo processo de transição. Nos espaços de educação superior, o banheiro se constitui como uma arquitetura do terror e da demarcação de diferenças. O nome social e o tratamento adequado também foram questionados como fatores desafiantes para o processo de profissionalização. Todavia, fatores de proteção como a amizade, profissionais da educação, família e profissionais da saúde foram citados como possibilidades que produzem resistências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 132 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.673 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 165077755 | - |
dc.crossref.doibatchid | 57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a | - |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ViolênciasVivenciadasHomens.pdf | 6.13 MB | Unknown | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.