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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Samuel Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-06T14:18:07Z-
dc.date.available2024-08-06T14:18:07Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Samuel Oliveira. Violências vivenciadas por homens trans na educação superior: Bullying ou transfobia?. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.673.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42073-
dc.description.abstractThis Master's research, which was supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), is part of the "Knowledge and Educational Practices" Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The work is part of the discussions developed in the GPESP - Education, Sexualities and Perfomativities Research Group, and its theme is transphobic bullying at the intersection with Higher Education. The aim was to map the experiences of bullying experienced by transgender men during their initial training in undergraduate courses. This was a qualitative study with the participation of seven trans men, with an average age of 19 and 32 and from different municipalities and higher education backgrounds. The questionnaire and semi-structured interview were the tools used to generate the data. The results show that the transition process from basic to higher education is implicated by the transition process. In higher education spaces, the bathroom is an architecture of terror and the demarcation of differences. The social name and proper treatment were also questioned as challenging factors for the professionalization process. However, protective factors such as friendship, education professionals, family and health professionals were cited as possibilities that produce resistance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomens Transexuaispt_BR
dc.subjectTransgender Menpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectTransfobiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectTransphobia.pt_BR
dc.subjectLGBTQIAP+pt_BR
dc.subjectAcesso e permanência estudantilpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectStudent Access and Retentionpt_BR
dc.titleViolências vivenciadas por homens trans na educação superior: Bullying ou transfobia?pt_BR
dc.title.alternativeViolence experienced by trans men in higher education: Bullying or transphobia?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Flávia do Bonsucesso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588767019535064pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0268784743349641pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de Mestrado, que teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para sua realização, se insere na Linha de Pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho compõe discussões desenvolvidas no GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Perfomatividades e toma como temática o bullying transfóbico em intersecção com a Educação Superior. O objetivo foi mapear experiências de bullying vivenciadas por homens trans no processo de formação inicial em cursos de graduação. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de sete homens trans, com média de idade de 19 e 32 anos e oriundos de diferentes municípios e formação superior. O questionário e a entrevista semiestruturada foram os instrumentos geradores dos dados. Como resultados aponta-se que o processo de transição da educação básica para a superior é implicado pelo processo de transição. Nos espaços de educação superior, o banheiro se constitui como uma arquitetura do terror e da demarcação de diferenças. O nome social e o tratamento adequado também foram questionados como fatores desafiantes para o processo de profissionalização. Todavia, fatores de proteção como a amizade, profissionais da educação, família e profissionais da saúde foram citados como possibilidades que produzem resistências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.673pt_BR
dc.orcid.putcode165077755-
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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