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dc.creatorTeixeira, Moisés de Souza-
dc.date.accessioned2024-08-05T19:32:23Z-
dc.date.available2024-08-05T19:32:23Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Moisés de Souza. Potencial de aplicação de técnicas de mapeamento colaborativo para o registro de sinistros de trânsito. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5057.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42057-
dc.description.abstractThe updating of spatial data, especially those intended for mapping the territory, is a task reserved for national mapping agencies. Being an expensive task, it is common that the intervals between campaigns are large. In this context, the collaborative mapping presents itself as an interesting alternative in data collection, and can substantially contribute to the process of spatial analysis of geographic data. Several applications have taken advantage of volunteering in the contribution of information, such as emergency response, large-scale mapping, among others. Thus, this research sought to evaluate the potential application of collaborative mapping techniques for the registration of traffic accidents in the municipality of Uberlândia/MG. The criteria of positional accuracy and attribute completeness were evaluated, represented by the indication of the event in the cartographic base of the city and the possible under-reporting of data records with the official agencies, and an extrinsic quality assessment methodology was proposed for the temporal quality parameter, being represented by the date and time reported in the occurrence. Understanding the potentiality of the use of collaborative mapping in the capture of open spatial data, a study was conducted regarding the availability of this information on free access platforms for the registration and storage of data related to traffic accidents. To this end, a form was developed to record collaborative accident data, which was subsequently subjected to a research instrument content validation process. The results obtained were satisfactory, confirming that the proposal presented is viable. Through the use of this technique, it is expected to refine the mapping of accidents in the city of Uberlândia/MG. This information acquisition can favour the democratic access to this type of content through digital maps and foster the realization of more assertive technical analyses about the traffic behaviour in the municipality, support public policies and prevent new accidents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMapeamento colaborativopt_BR
dc.subjectVGIpt_BR
dc.subjectSinistros de trânsitopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectQualidade dos dadospt_BR
dc.subjectOpenStreetMappt_BR
dc.subjectSistema de informação geográficapt_BR
dc.subjectCollaborative mappingpt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectData qualitypt_BR
dc.subjectGeographic information systempt_BR
dc.titlePotencial de aplicação de técnicas de mapeamento colaborativo para o registro de sinistros de trânsitopt_BR
dc.title.alternativePotential application of collaborative mapping techniques for the registration of traffic accidentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Márcio Augusto Reolon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515322256604194pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.contributor.referee2Camboim, Silvana Philippi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717463482151255pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7357445662198285pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA atualização de dados espaciais, em especial aqueles destinados a mapeamento do território, é uma tarefa reservada às agências de mapeamentos nacionais. Sendo uma tarefa dispendiosa, é comum que os intervalos entre as campanhas sejam grandes. Nesse contexto, o mapeamento colaborativo se apresenta como uma alternativa interessante na coleta de dados, podendo contribuir de forma substancial no processo de análise espacial de dados geográficos. Diversas aplicações tem se aproveitado do voluntariado na contribuição de informações, como respostas a emergências, mapeamento de grande escala, entre outros. Desta forma, essa pesquisa buscou avaliar o potencial da aplicação de técnicas de mapeamento colaborativo para o registro de sinistros de trânsito no município de Uberlândia/MG. Foram avaliados os critérios de acurácia posicional e completude de atributos, representadas pela indicação do evento na base cartográfica da cidade e pela possível sub-notificação do registro de dados junto aos órgãos competentes, e proposto uma metodologia de avaliação extrínseca de qualidade para o parâmetro de qualidade temporal, sendo representada pela data e hora comunicadas na ocorrência. Compreendendo a potencialidade do uso do mapeamento colaborativo na captação de dados espaciais abertos, foi realizado um estudo quanto à disponibilização dessas informações em plataformas de acesso gratuito para o cadastro e armazenamento de dados referentes aos sinistros de trânsito. Para tanto, foi desenvolvido um formulário para o registro de dados colaborativos de sinistros, sendo posteriormente submetido a um processo de validação de conteúdo de instrumento de pesquisa. Os resultados obtidos foram satisfatórios, confirmando que a proposta apresentada é viável. Através do uso dessa técnica, espera-se refinar o mapeamento dos sinistros no município de Uberlândia/MG. Esse ganho de informações pode favorecer o acesso democrático a esse tipo de conteúdo por meio dos mapas digitais e fomentar a realização de análises técnicas mais assertivas sobre o comportamento do trânsito no município, apoiar políticas públicas e prevenir novos sinistros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5057pt_BR
dc.orcid.putcode165008240-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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