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dc.creatorOliveira, Erickson Paulo de-
dc.date.accessioned2024-07-31T18:14:16Z-
dc.date.available2024-07-31T18:14:16Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erickson Paulo de. A mensuração do valor econômico de AGTECHS: Discussões metodológicas sobre a captura de valor. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.233.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41973-
dc.description.abstractThe evaluation of the economic value of a company is a complex task based on intrinsic, internal, and external asset information, which becomes even more challenging when dealing with a young company, a startup. The lack of historical information on the company's performance and uncertainty about its future growth trajectory make the valuation process somewhat obscure. Thus, this study conducted in-depth interviews with various actors involved in investing in agtechs to explore the methods and criteria adopted during the valuation process to address the challenges of measuring economic value. The material obtained from interviews with investors was subjected to content analysis. Findings revealed that investors adopt their own evaluation methodologies based on their experiences. In the early stage, less complex methodologies are sought, based on market sensitivity (benchmarking), focusing on the problem to be solved and the founders' delivery capacity. As the agtech enters the commercial stage and starts generating revenue, evaluators begin using methodologies such as the Venture Capital method for revenue projection. Regarding variables, much attention has been given to conversations with customers and investors already involved in the company's cap table; their feedback is essential for attracting new partners. Ultimately, it is revealed that the complexity of evaluating the economic value of an agtech is mitigated by investors adopting their own methodologies, emphasizing the importance of feedback from existing customers and investors in attracting new partners during the valuation process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.subjectVenture capitalpt_BR
dc.titleA mensuração do valor econômico de AGTECHS: Discussões metodológicas sobre a captura de valorpt_BR
dc.title.alternativeThe measurement of the economic value of AGTECHS: Methodological discussions on value capturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Nilton César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5091784860089845pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Lísia de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190117130140948pt_BR
dc.contributor.referee2Tarifa, Marcelo Resquetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993007378116090pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1762959868085127pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA avaliação do valor econômico de uma empresa é algo complexo e está baseado nas informações intrínsecas, internas e externas, do ativo. Tal tarefa ganha contornos ainda mais desafiadores, quando o ativo em questão se trata de uma empresa jovem, uma startup. A inexistência de informações históricas sobre o desempenho da empresa e a incerteza quanto a sua trajetória de crescimento no futuro tornam o processo de valuation um tanto quanto nebuloso. Desta maneira, o presente estudo realizou entrevistas em profundidade com diferentes atores envolvidos com o investimento em agtechs, no intuito de explorar quais métodos e critérios têm sido adotados durante o processo de valuation a fim de contornar os desafios de mensuração do valor econômico. O material obtido a partir das entrevistas com investidores foi submetido à análise de conteúdo. Como achados, entendeu-se que os investidores adotam metodologias próprias de avaliação construídas a partir de suas experiências. No early-stage tem se buscado aplicar metodologias menos complexas, com base na sensibilidade do mercado (benchmark), cujo foco está no problema que se pretende solucionar e na capacidade de entrega dos fundadores. A medida que a agtech inicia a etapa comercial, portanto começa a ter receita, os avaliadores passam a usar metodologias como o método Venture Capital, para fins de projeção de receita. Quanto às variáveis, muita atenção tem sido dada a conversa com clientes e investidores que já participam do captable da companhia, o feedback desses é essencial para a chegada de novos sócios. Por fim, revela-se que a complexidade da avaliação do valor econômico de uma agtech é mitigada pela adoção de metodologias próprias pelos investidores, destacando a importância do feedback de clientes e investidores existentes para atrair novos sócios durante o processo de valuation.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.233pt_BR
dc.crossref.doibatchid3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d-
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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