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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41776
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Rafaela Rossato da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T20:41:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T20:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Rossato da. Reflexões sobre as implicações do PRP na formação inicial docente: Investigando a construção de saberes docentes. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41776 | - |
dc.description.abstract | This work consists of an investigation into the Pedagogical Residency Program (PRP), its implications for the construction of teaching knowledge, as well as presenting some reflections related to the objectives of Ordinance No. 38, of February 28, 2018. To this end, we seek to articulate such reflections with teaching knowledge, which includes professional training, disciplinary, curricular and experiential knowledge. The methodological procedures consisted of the use of the Google Forms tool, with five open questions and one closed, involving the participation of seven PRP students, for subsequent content analysis. In addition to the analyzes and reflections based on the four teaching knowledge, two new categories were identified based on the analysis of the responses obtained, which concern the general characteristics of the PRP and the job market. It was possible to see that the PRP contributes to teaching learning and the exercise of educational practice by undergraduate students in training, with emphasis on the planning and execution of practical activities. At the same time, a weakness was highlighted regarding the theoretical dimension and its transposition into educational practice in the face of the challenges of school work, since students pointed out challenging experiences during participation in the PRP, with emphasis on their insecurities and their preparation for the work market | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Content analysis | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency Program | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre as implicações do PRP na formação inicial docente: investigando a construção de saberes docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marques, Youry Souza | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2119280467196367 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Siqueira, Ariane de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776300653391044 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8895574217810678 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), suas implicações na construção de saberes docentes, bem como apresentar algumas reflexões relacionadas aos objetivos da Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, Para isso, buscamos articular tais reflexões com os saberes docentes, que incluem os saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Os procedimentos de ordem metodológica consistiram no uso da ferramenta Google Forms, com cinco questões abertas e uma fechada, envolvendo a participação de sete discentes do PRP, para posterior análise de conteúdo. Além das análises e reflexões a partir dos quatro saberes docentes, foram identificadas duas novas categorias com base nas análises das respostas obtidas, e que dizem respeito às características gerais do PRP e ao mercado de trabalho. Foi possível perceber que o PRP contribui para a aprendizagem da docência e com exercício da prática educativa dos licenciandos em formação, com destaque para o planejamento e execução de atividades práticas. Ao mesmo tempo, foi evidenciada uma fragilidade quanto à dimensão teórica e sua transposição para a prática educativa frente aos desafios do trabalho escolar, uma vez que os discentes apontaram experiências desafiadoras durante a participação no PRP, com destaque para as suas inseguranças e seu preparo para o mercado de trabalho | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164140777 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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