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dc.creatorSilva, Rafaela Rossato da-
dc.date.accessioned2024-07-22T20:41:10Z-
dc.date.available2024-07-22T20:41:10Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Rossato da. Reflexões sobre as implicações do PRP na formação inicial docente: Investigando a construção de saberes docentes. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41776-
dc.description.abstractThis work consists of an investigation into the Pedagogical Residency Program (PRP), its implications for the construction of teaching knowledge, as well as presenting some reflections related to the objectives of Ordinance No. 38, of February 28, 2018. To this end, we seek to articulate such reflections with teaching knowledge, which includes professional training, disciplinary, curricular and experiential knowledge. The methodological procedures consisted of the use of the Google Forms tool, with five open questions and one closed, involving the participation of seven PRP students, for subsequent content analysis. In addition to the analyzes and reflections based on the four teaching knowledge, two new categories were identified based on the analysis of the responses obtained, which concern the general characteristics of the PRP and the job market. It was possible to see that the PRP contributes to teaching learning and the exercise of educational practice by undergraduate students in training, with emphasis on the planning and execution of practical activities. At the same time, a weakness was highlighted regarding the theoretical dimension and its transposition into educational practice in the face of the challenges of school work, since students pointed out challenging experiences during participation in the PRP, with emphasis on their insecurities and their preparation for the work marketpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.titleReflexões sobre as implicações do PRP na formação inicial docente: investigando a construção de saberes docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Youry Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2119280467196367pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Ariane de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776300653391044pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8895574217810678pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma investigação sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), suas implicações na construção de saberes docentes, bem como apresentar algumas reflexões relacionadas aos objetivos da Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, Para isso, buscamos articular tais reflexões com os saberes docentes, que incluem os saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Os procedimentos de ordem metodológica consistiram no uso da ferramenta Google Forms, com cinco questões abertas e uma fechada, envolvendo a participação de sete discentes do PRP, para posterior análise de conteúdo. Além das análises e reflexões a partir dos quatro saberes docentes, foram identificadas duas novas categorias com base nas análises das respostas obtidas, e que dizem respeito às características gerais do PRP e ao mercado de trabalho. Foi possível perceber que o PRP contribui para a aprendizagem da docência e com exercício da prática educativa dos licenciandos em formação, com destaque para o planejamento e execução de atividades práticas. Ao mesmo tempo, foi evidenciada uma fragilidade quanto à dimensão teórica e sua transposição para a prática educativa frente aos desafios do trabalho escolar, uma vez que os discentes apontaram experiências desafiadoras durante a participação no PRP, com destaque para as suas inseguranças e seu preparo para o mercado de trabalhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode164140777-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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