Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paz, Daiane Suelen Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:20:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T19:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Daiane Suelen Alves da. Estórias de uma trabalhadora e futura professora de Química. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41767 | - |
dc.description.abstract | Este monográfico pretende presentar historias que traman y ficcionalizan el camino formativo inicial de un futuro y actual profesor de Química. A partir de la elaboración de narraciones autobiográficas, el texto entrelaza historias y circunstancias que rodean la formación inicial docente, revelando y pensando prácticas y conocimientos que son importantes en la trayectoria de un docente en activo y futuro de Química. El poder de crear historias en la formación inicial de los docentes surge de la escritura como un horizonte para ampliar el ejercicio de la narración, la fabulación y la ficción, con cierto grado de realismo, que permite remontar el pasado con el propósito de darle consistencia al presente. y cuestionarnos a nosotros mismos en el centro de situaciones narradas/ficticias desde la perspectiva de aquello a lo que podemos llegar a ser capaces de responder. La creación dimensiona las prácticas y los conocimientos a la luz de algunos puntos/circunstancias de interés que ofrecen la oportunidad de un pensamiento activo, enfatizando al individuo en su red de relaciones (históricas y complejas), al mismo tiempo que le es posible ser el protagonistas de su propia creación/metamorfosis como forma de inventar posibilidades en educación. La monografía utiliza un recurso ficticio para revelar un hilo tenue que habla, de alguna manera, de la mecánica de la formación inicial de los docentes en Brasil, que a veces invisibiliza los cuerpos y las historias de los estudiantes trabajadores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores de Química | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Estórias | pt_BR |
dc.subject | Narrativa autobiográfica. | pt_BR |
dc.title | Estórias de uma trabalhadora e futura professora de Química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1520364228695308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dalmaso, Alice Copetti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7551023626533385 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Tiago Amaral | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia visa apresentar estórias que tramam e ficcionam o percurso formativo inicial de uma trabalhadora e futura professora de Química. A partir da elaboração de narrações autobiográficas, o texto emaranha estórias e circunstâncias que estão no entorno da formação inicial docente, dando a ver e pensar práticas e saberes que tomam relevo na trajetória de uma trabalhadora e futura professora de Química. Emerge do escrito a potência da criação de estórias na formação inicial de professores/as como horizonte para ampliação do exercício de narração, fabulação e ficção, com algum grau de realismo, em que permite remontar o passado com a finalidade de dar consistência ao presente e nos interrogar no centro das situações narradas/ficcionadas sob a perspectiva daquilo que podemos nos tornar capazes de responder. A criação dimensiona práticas e saberes à luz de alguns pontos/circunstâncias de interesse que oferecem a oportunidade de um pensamento ativo, enfatizando o indivíduo em sua rede de relações (históricas e complexas), ao mesmo tempo em que é possível que se protagonize a própria criação/metamorfose como caminho para inventar possíveis em educação. A monografia lança mão de um recurso ficcionado para fazer aparecer uma tênue fibra que diz, de alguma forma, da mecânica da formação inicial de professores e professoras no Brasil - que por vezes invisibiliza os corpos e estórias de estudantes trabalhadores/as. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164141238 | - |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstóriasUmaTrabalhadora.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 952.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.