Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaz, Daiane Suelen Alves da-
dc.date.accessioned2024-07-22T19:20:15Z-
dc.date.available2024-07-22T19:20:15Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationPAZ, Daiane Suelen Alves da. Estórias de uma trabalhadora e futura professora de Química. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41767-
dc.description.abstractEste monográfico pretende presentar historias que traman y ficcionalizan el camino formativo inicial de un futuro y actual profesor de Química. A partir de la elaboración de narraciones autobiográficas, el texto entrelaza historias y circunstancias que rodean la formación inicial docente, revelando y pensando prácticas y conocimientos que son importantes en la trayectoria de un docente en activo y futuro de Química. El poder de crear historias en la formación inicial de los docentes surge de la escritura como un horizonte para ampliar el ejercicio de la narración, la fabulación y la ficción, con cierto grado de realismo, que permite remontar el pasado con el propósito de darle consistencia al presente. y cuestionarnos a nosotros mismos en el centro de situaciones narradas/ficticias desde la perspectiva de aquello a lo que podemos llegar a ser capaces de responder. La creación dimensiona las prácticas y los conocimientos a la luz de algunos puntos/circunstancias de interés que ofrecen la oportunidad de un pensamiento activo, enfatizando al individuo en su red de relaciones (históricas y complejas), al mismo tiempo que le es posible ser el protagonistas de su propia creación/metamorfosis como forma de inventar posibilidades en educación. La monografía utiliza un recurso ficticio para revelar un hilo tenue que habla, de alguna manera, de la mecánica de la formación inicial de los docentes en Brasil, que a veces invisibiliza los cuerpos y las historias de los estudiantes trabajadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores de Químicapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectEstóriaspt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográfica.pt_BR
dc.titleEstórias de uma trabalhadora e futura professora de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee1Dalmaso, Alice Copetti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551023626533385pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia visa apresentar estórias que tramam e ficcionam o percurso formativo inicial de uma trabalhadora e futura professora de Química. A partir da elaboração de narrações autobiográficas, o texto emaranha estórias e circunstâncias que estão no entorno da formação inicial docente, dando a ver e pensar práticas e saberes que tomam relevo na trajetória de uma trabalhadora e futura professora de Química. Emerge do escrito a potência da criação de estórias na formação inicial de professores/as como horizonte para ampliação do exercício de narração, fabulação e ficção, com algum grau de realismo, em que permite remontar o passado com a finalidade de dar consistência ao presente e nos interrogar no centro das situações narradas/ficcionadas sob a perspectiva daquilo que podemos nos tornar capazes de responder. A criação dimensiona práticas e saberes à luz de alguns pontos/circunstâncias de interesse que oferecem a oportunidade de um pensamento ativo, enfatizando o indivíduo em sua rede de relações (históricas e complexas), ao mesmo tempo em que é possível que se protagonize a própria criação/metamorfose como caminho para inventar possíveis em educação. A monografia lança mão de um recurso ficcionado para fazer aparecer uma tênue fibra que diz, de alguma forma, da mecânica da formação inicial de professores e professoras no Brasil - que por vezes invisibiliza os corpos e estórias de estudantes trabalhadores/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.orcid.putcode164141238-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstóriasUmaTrabalhadora.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)952.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.