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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAngelo, Lia de Sousa Costa-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:10:44Z-
dc.date.available2024-07-22T14:10:44Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.identifier.citationANGELO, Lia de Sousa Costa. A ausência da identidade racial negra nos livros didáticos para ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41730-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade racial negrapt_BR
dc.subjectLivros didáticopt_BR
dc.subjectLei federal n.º 10.639pt_BR
dc.titleA ausência da identidade racial negra nos livros didáticos para ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carolina Afonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025021227106799pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Cintia Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Rosemira Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875369697243798pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste estudo consiste em analisar a conformidade com a Lei Federal 10.639/2003 na elaboração de materiais didáticos destinados ao ensino de língua espanhola como língua estrangeira no Brasil, e suas transformações ao longo dos 20 anos de vigência da referida lei. Considerando a importância de compreender e reconhecer o cumprimento da Lei Federal n.º 10.639, de janeiro de 2003, que modifica a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, este estudo investiga a representação da identidade negra em livros didáticos de espanhol para o Ensino Médio, promovendo uma reflexão crítica sobre as diretrizes e bases do ensino nacional, que incorporam a obrigatoriedade das temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira. Para tanto, foram selecionadas as coleções de livros didáticos de espanhol para o Ensino Médio aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 e 2018. Após uma pesquisa exploratória de natureza básica, com abordagem qualitativa, visando obter os dados necessários, será realizada uma revisão bibliográfica. A pesquisa constatou que a presença da representatividade negra nos materiais didáticos é insuficiente e discreta, o que compromete significativamente os esforços de inclusão e fomento de uma educação antirracista. É pertinente ressaltar que ao longo do período de vigência da Lei Federal 10.639/2003, que abrange duas décadas, foram observados avanços consideráveis. Um exemplo notável é o livro Sentidos (2018), que se destaca por suas práticas antirracistas. Entretanto, é preciso mencionar que obras como Enlaces (2012) carecem de profundidade na abordagem das questões raciais. Por fim, este estudo ressalta a necessidade de uma abordagem mais robusta sobre a identidade negra nos materiais didáticos, bem como a importância de políticas educacionais que promovam a igualdade racial e a valorização da diversidade étnico-cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanholapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode164142537-
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

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