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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41730
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Angelo, Lia de Sousa Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T14:10:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T14:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | ANGELO, Lia de Sousa Costa. A ausência da identidade racial negra nos livros didáticos para ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41730 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial negra | pt_BR |
dc.subject | Livros didático | pt_BR |
dc.subject | Lei federal n.º 10.639 | pt_BR |
dc.title | A ausência da identidade racial negra nos livros didáticos para ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carolina Afonso da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5025021227106799 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Cintia Camargo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6105339070953272 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Rosemira Mendes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1875369697243798 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste estudo consiste em analisar a conformidade com a Lei Federal 10.639/2003 na elaboração de materiais didáticos destinados ao ensino de língua espanhola como língua estrangeira no Brasil, e suas transformações ao longo dos 20 anos de vigência da referida lei. Considerando a importância de compreender e reconhecer o cumprimento da Lei Federal n.º 10.639, de janeiro de 2003, que modifica a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, este estudo investiga a representação da identidade negra em livros didáticos de espanhol para o Ensino Médio, promovendo uma reflexão crítica sobre as diretrizes e bases do ensino nacional, que incorporam a obrigatoriedade das temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira. Para tanto, foram selecionadas as coleções de livros didáticos de espanhol para o Ensino Médio aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 e 2018. Após uma pesquisa exploratória de natureza básica, com abordagem qualitativa, visando obter os dados necessários, será realizada uma revisão bibliográfica. A pesquisa constatou que a presença da representatividade negra nos materiais didáticos é insuficiente e discreta, o que compromete significativamente os esforços de inclusão e fomento de uma educação antirracista. É pertinente ressaltar que ao longo do período de vigência da Lei Federal 10.639/2003, que abrange duas décadas, foram observados avanços consideráveis. Um exemplo notável é o livro Sentidos (2018), que se destaca por suas práticas antirracistas. Entretanto, é preciso mencionar que obras como Enlaces (2012) carecem de profundidade na abordagem das questões raciais. Por fim, este estudo ressalta a necessidade de uma abordagem mais robusta sobre a identidade negra nos materiais didáticos, bem como a importância de políticas educacionais que promovam a igualdade racial e a valorização da diversidade étnico-cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164142537 | - |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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