Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDamaceno, Bruno Soares-
dc.date.accessioned2024-07-19T12:21:54Z-
dc.date.available2024-07-19T12:21:54Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationDAMACENO, Bruno Soares. 1984, de George Orwell: a recepção da obra no Brasil de 1954 a 2019 e a decadência da ideia de progresso. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.632pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41710-
dc.description.abstractThe novel 1984 by George Orwell is a dystopian narrative that outlines a highly controlled totalitarian society by the State, exploring themes such as surveillance, manipulation of information, dehumanization, and personality cult. Despite being written in 1949, its relevance persists, standing out even more in our digital era. This study aims to provide a synthesis of the central themes addressed in 1984, elucidating its contemporary relevance and its ability to reflect contemporary challenges related to government surveillance and information manipulation. The methodology involved a critical analysis of the work 1984, identifying and describing the main themes explored by the author, as well as relating them to relevant historical events of the 20th and 21st centuries. It also contextualizes the reception of the book in Brazil from 1954 to 2019. Mass surveillance, the spread of false information, and the erosion of privacy directly reflect Orwell's dystopian vision, highlighting the failure of progress so closely tied to the capitalist mode of production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subject1984pt_BR
dc.subjectGeorge Orwellpt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectProgressopt_BR
dc.subjectProgresspt_BR
dc.title1984, de George Orwell: a recepção da obra no Brasil de 1954 a 2019 e a decadência da ideia de progressopt_BR
dc.title.alternative1984, by George Orwell: the reception of the work in Brazil from 1954 to 2019 and the decline of the idea of progresspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Avelar, Alexandre de Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925117683866589pt_BR
dc.contributor.referee1Esteves, Lainister de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677155412860339pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriene Sttéfane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7594745396182901pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432065348676329pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO romance 1984 de George Orwell é uma narrativa distópica que delineia uma sociedade totalitária altamente controlada pelo Estado, explorando temas como vigilância, manipulação da informação, desumanização e culto à personalidade. Embora escrito em 1949, sua relevância persiste, destacando-se ainda mais em nossa era digital. Este estudo tem como objetivo oferecer uma síntese dos temas centrais abordados em 1984, elucidando sua atualidade e sua capacidade de refletir os desafios contemporâneos relacionados à vigilância governamental e à manipulação da informação, por exemplo. A metodologia consistiu na análise crítica da obra 1984, identificando e descrevendo os principais temas explorados pelo autor, bem como relacionando-os a acontecimentos históricos relevantes para o século XX e XXI. Além de historicizar a recepção do livro no Brasil no período de 1954 a 2019. A vigilância em massa, a disseminação de informações falsas e a erosão da privacidade refletem diretamente a visão distópica de Orwell, evidenciando a falência do progresso tão atrelado ao modo de produção capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.632pt_BR
dc.orcid.putcode163986354-
dc.crossref.doibatchide159138c-80f4-4d6c-81c2-6c39f7447552-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoTotalitarismopt_BR
dc.subject.autorizadoDistopiaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1984GeorgeOrwell.pdf3.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons