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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Castro, José Alexandre Limirio de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T17:54:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T17:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, José Alexandre Limirio de. Espaços descolonizados: O movimento indígena e a luta no protagonismo escolar. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41674 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Movimento indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação decolonial | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Escola indígena | pt_BR |
dc.title | Espaços descolonizados: O movimento indígena e a luta no protagonismo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Patrícia Emanuelle | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0276222937363862 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carmo, Maria Andréa Angelotti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610125299025198 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2314413949376879 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O movimento indígena brasileiro tem lutado nas últimas décadas pela afirmação de sua identidade e pela garantia de direitos no âmbito da educação. Esses movimentos buscam redefinir a narrativa histórica do Brasil, reivindicando o reconhecimento de suas culturas, línguas e conhecimentos tradicionais como fundamentais para a construção de uma sociedade mais plural e igualitária. A educação é utilizada como uma ferramenta de afirmação e empoderamento nessa luta. A legislação desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade e no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. O artigo destaca a importância da educação e da história na trajetória desses movimentos, enfatizando a necessidade de uma reavaliação do papel do negro e do indígena na história do país. São ressaltadas a necessidade de políticas educacionais inclusivas, que valorizem a diversidade cultural, e a promoção de uma educação intercultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 19 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 163857331 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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