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dc.creatorCastro, José Alexandre Limirio de-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:54:46Z-
dc.date.available2024-07-17T17:54:46Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationCASTRO, José Alexandre Limirio de. Espaços descolonizados: O movimento indígena e a luta no protagonismo escolar. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41674-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMovimento indígenapt_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.titleEspaços descolonizados: O movimento indígena e a luta no protagonismo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Patrícia Emanuelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276222937363862pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314413949376879pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO movimento indígena brasileiro tem lutado nas últimas décadas pela afirmação de sua identidade e pela garantia de direitos no âmbito da educação. Esses movimentos buscam redefinir a narrativa histórica do Brasil, reivindicando o reconhecimento de suas culturas, línguas e conhecimentos tradicionais como fundamentais para a construção de uma sociedade mais plural e igualitária. A educação é utilizada como uma ferramenta de afirmação e empoderamento nessa luta. A legislação desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade e no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. O artigo destaca a importância da educação e da história na trajetória desses movimentos, enfatizando a necessidade de uma reavaliação do papel do negro e do indígena na história do país. São ressaltadas a necessidade de políticas educacionais inclusivas, que valorizem a diversidade cultural, e a promoção de uma educação intercultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode163857331-
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