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dc.creatorRibeiro, Thayná Luciana Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-07-04T13:10:47Z-
dc.date.available2024-07-04T13:10:47Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thayná Luciana. Psicoeducação em funções cognitivas: uma proposta de orientação via cartilha para responsáveis por crianças com câncer. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41551-
dc.description.abstractThis study aimed to create a psychoeducation booklet on cognitive functions for those responsible for children with cancer. This elaboration was based on theoretical references and materials already available on health psychoeducation for families and family guidance on cognition in childhood and adolescence. The material construction strategies covered visual design proposals, such as adapting the typography of fonts and colors, in order to facilitate the transmission of the message. In the initial part of the booklet there is an introduction to the concept of human cognition, followed by an explanation of the usefulness of this knowledge for the patients' life context and brief information about behavioral signs that indicate the need for cognition assessment. Afterwards, four cognitive functions are mentioned in detail: visual perception; attention; language and intelligence. At the end of the booklet, arguments are presented on how the assessment of cognition can help pediatric cancer patients, with tips from other sources of information on the subject. The next stage of the study involves the validation of this booklet, at which time patients, family members and experts will indicate aspects to be maintained or modified in the material. It is expected that the booklet will have a positive impact on improving care during the treatment process for pediatric oncology patientspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.subjectPsychoeducationpt_BR
dc.subjectFunções cognitivaspt_BR
dc.subjectCognitive functionspt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectGuidancept_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectBookletpt_BR
dc.subjectOncopediatriapt_BR
dc.subjectPediatric oncologypt_BR
dc.titlePsicoeducação em funções cognitivas: uma proposta de orientação via cartilha para responsáveis por crianças com câncerpt_BR
dc.title.alternativePsychoeducation in cognitive functions: a proposal for guidance via booklet for those responsible for children with cancerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do Amaral-
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee2Correia Fernanda, Fernanda Gonçalves Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459752765219201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866952480041697pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo a confecção de uma cartilha de psicoeducação em funções cognitivas para responsáveis por crianças com câncer. Esta elaboração foi fundamentada em referências teóricas e materiais já disponíveis sobre psicoeducação em saúde para famílias e orientação familiar sobre cognição na infância e adolescência. As estratégias de construção do material abrangeram premissas do design visual, como adequação de tipografia de fonte e cores, de forma a facilitar a transmissão da mensagem. Na parte inicial da cartilha há uma introdução sobre o conceito de cognição humana, seguida por explicações sobre a utilidade deste conhecimento para o contexto de vida dos pacientes e breve informação sobre sinais comportamentais que indicam necessidade de avaliação da cognição. Depois, quatro funções cognitivas são mencionadas em detalhes: percepção visual; atenção; linguagem e inteligência. Ao final da cartilha são apresentados argumentos sobre como a avaliação da cognição pode ajudar os pacientes oncopediátricos, com dicas de outras fontes de informações sobre o assunto. A próxima etapa do estudo envolve a validação desta cartilha, momento em que os pacientes, familiares e peritos indicarão aspectos a serem mantidos ou modificados no material. Espera-se que a cartilha tenha impacto positivo na melhoria dos cuidados durante o processo de tratamento dos pacientes da oncopediatria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsos resultados da pesquisa contém conteúdo passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos, correções do material vão ser realizadaspt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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