Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberto, Lia Agapito-
dc.date.accessioned2024-05-16T17:40:29Z-
dc.date.available2024-05-16T17:40:29Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationROBERTO, Lia Agapito. Os caminhos da alimentação escolar: o programa nacional de alimentação escolar (pnae) em Uberlândia - MG. 2024. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41478-
dc.description.abstractThe Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) [National School Feeding Program] is responsible for helping the teaching-learning process of public school students throughout the country by providing food that meets their nutritional needs during the school term. In addition to that, it works with the concept of nutritional education in a way that is integrated into the pedagogical project of educational institutions. Since 2009, with the implementation of Law 11.947/2009 on the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a process has begun to strengthen the relationship between school nutrition and regional family farming. The 14th article of this legislation requires that at least 30% of the financial resources transferred by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) [National Education Development Fund] to the Executing Entities must be used to buy products from family farmers, rural entrepreneurs or their organizations. The public school feeding policy in question has a national scope, but is applied on a regional basis, since the funds are passed on to states and municipalities, which are responsible for drawing up and implementing the programme. In view of the entire structure of the PNAE, this research seeks to describe who are the social and institutional participants involved in the development and implementation of the policy in a municipal level, and it also seeks to evaluate the implementation of Art.14 of the Law 11.947/2009, which corresponds to one of the deliberations of the PNAE in the municipal public schools in Uberlândia - MG during the years 2020 and 2023. In order to do this, it was necessary to collect data made available by public institutions, and to interview the individuals involved in order to understand the particular processes in the city under research and the difficulties faced in implementing the expected of Law 11.947/2009. Thus, by evaluating effectiveness with a focus on processes, it was possible to conclude that the municipal schools of Uberlândia reached and exceeded the minimum 30% established by the law only in 2022.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectAlimentação Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Mealspt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.titleOs caminhos da alimentação escolar: o programa nacional de alimentação escolar (pnae) em Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Salata, Rosemeire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925358305910641pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Marili Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948736445694004pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo Barbosa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736392357089449pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por auxiliar o processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino de todo país, fornecendo alimentos que suprem as necessidades nutricionais durante o período escolar. Além disso, trabalha com o conceito de educação nutricional de forma integrada ao projeto pedagógico das instituições de ensino. A partir do ano de 2009, com a implementação da Lei no 11.947/2009 ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), inicia-se um processo de estreitamento da relação entre alimentação escolar e agricultura familiar regional. O artigo 14 dessa legislação destina de no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as Entidades Executoras para a compra de produtos provenientes de agricultura familiar, empreendedores rurais ou suas organizações. A política pública de alimentação escolar em questão tem caráter nacional, mas é aplicada de forma regionalizada visto que os recursos são repassados para estados e municípios que ficam responsáveis pela elaboração e execução do Programa. Tendo em vista toda a estrutura do PNAE a presente pesquisa buscou descrever quem são os atores sociais e institucionais envolvidos no desenvolvimento e execução da política no âmbito municipal e avaliou a execução do Art.14 da Lei 11.947/2009, que corresponde a uma das deliberações do PNAE, nas escolas públicas municipais da cidade de Uberlândia - MG, durante os anos de 2020 e 2023. Para tanto, foi necessário a realização de um levantamento de dados e de entrevistas com esses atores buscando compreender os processos particulares da localidade pesquisada e as dificuldades enfrentadas para o funcionamento previsto na lei no 11.947/2009. Assim, por meio da avaliação de eficácia com foco nos processos foi possível concluir que as escolas municipais de Uberlândia atingiram e superaram os 30% mínimos estabelecidos por lei somente no ano de 2022pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA RURALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsConclusão de curso com aprovação em concuso público.pt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhosAlimentaçãoEscolar.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.