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dc.creatorFrança, Jaciara Boldrini-
dc.date.accessioned2024-05-03T14:02:25Z-
dc.date.available2024-05-03T14:02:25Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationFRANÇA, Jaciara Boldrini. O papel das redes sociais na subjetificação feminina e seus corpos: uma análise à luz das concepções de poder social de Foucault. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.270.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41455-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is the analysis of the use of social networks as a power device in the subjectification of women and their bodies. It starts with the theoretical framework of Foucault's genealogy, in which he analyzes the power relations that affect society, as well as how these relations change over the course of social transformations, and how these power relations affect the individual and their body, constructing their subjectivity. Next, the construction of the subject, subjectivity, objectification and the subjectification of the subject through the lines of force of power are explained. As a consequence, it goes into the relations of gender oppression, specifically the construction of the subjectification of women and their bodies. In this study, the body is understood to go beyond the biological body, being recognized in this work as a powerful instrument of power. The final section brings together the perspectives of Foucault's genealogy and the emergence of online social networks, in order to show that social networks act as a device of social power, disciplining, modulating and subjectifying women and their bodies as a market product, in a much more effective way, through oppression and domination, with a view to maintaining social power. Thus, the most important aspect of this work is to demonstrate that, through online social networks, there is the incidence of social power, in a much more subtle economic and potent way, acting on the subjectification of women and their bodies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoder socialpt_BR
dc.subjectSocial powerpt_BR
dc.subjectDispositivo de poderpt_BR
dc.subjectPower devicept_BR
dc.subjectSubjetificação femininapt_BR
dc.subjectFemale subjectivitypt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleO papel das redes sociais na subjetificação feminina e seus corpos: uma análise à luz das concepções de poder social de Foucaultpt_BR
dc.title.alternativeThe role of social networks in female subjectivization and their bodies: an analysis in the light of the conceptions of social power of foucaultpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almada, Leonardo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014427698799350pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorgetânea da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Dickson Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368501496010035pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3193080229588138pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA temática desta dissertação é a análise do uso das redes sociais enquanto dispositivo de poder, na subjetificação feminina e de seus corpos. A partir da metodologia materialista histórico-dialética, tem-se como objetivo uma análise crítica acerca do surgimento das redes sociais online e como estas são utilizadas enquanto dispositivo de poder, traçando um paralelo sobre o surgimento das redes sociais e a teoria de poder social de Foucault, bem como as sociedades de controle disposta por Deleuze. Assim, a partir do referencial teórico da genealogia de Foucault e sociedades de controle, de Deleuze, compreende-se que as relações de poder que incidem na sociedade vão se modificando ao longo das transformações sociais, estas relações de poder incidem sobre o indivíduo e seu corpo, construindo sua subjetividade. Em seguida, explicita-se a construção do sujeito, da subjetividade, objetificação até chegar a subjetificação deste, através das linhas de força do poder. Adentra-se, como consequência, nas relações de opressão de gênero, especificadamente na construção da subjetificação da mulher e de seu corpo. Entende-se no presente estudo o corpo para além do corpo biológico, sendo reconhecido no presente trabalho enquanto poderoso instrumento de atuação do poder. Neste caminhar, a parte final aproxima as perspectivas da genealogia de Foucault e o surgimento das redes sociais online, de sorte a mostrar que as redes sociais atuam enquanto dispositivo de poder social, disciplinando, modulando e subjetificando a mulher e seu corpo enquanto produto mercadológico, de forma muito mais efetiva, através da opressão e dominação, com vistas à manutenção do poder social. Assim, o aspecto mais relevante deste trabalho é demonstrar que, através das redes sociais online, há a incidência do poder social, de forma muito mais sutil econômica e potente, a atuar na subjetificação da mulher e de seu corpo. Em conclusão, o trabalho traz uma reflexão acerca da importância de se compreender os efeitos das redes sociais e a necessidade de criação de redes feministas interseccionais, visando o enfrentamento destes efeitos sobre a subjetificação feminina e seus corpos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.270pt_BR
dc.orcid.putcode158972620-
dc.crossref.doibatchid81725eb8-0861-475a-b6b0-e606822a1f46-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
dc.subject.autorizadoRedes sociaispt_BR
dc.subject.autorizadoSubjetividadept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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