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dc.creatorSilva, Luciana Teresinha da-
dc.date.accessioned2024-03-13T12:28:13Z-
dc.date.available2024-03-13T12:28:13Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Teresinha da. Pós-humanismo, bioética e relações de poder: a desumanização dos clones na obra Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro. 2024. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41369-
dc.description.abstractThis work aims one analysis of Kazuo Ishiguro’s literary work, called Never Let Me go (2005), concerning the following aspects: the bioethics, the posthumanism, the science fiction and the power relations, in order to characterize the process of dehumanization of the clones. Thus, our hypothesis is to demonstrate how the clones are dehumanized once we understand this dehumanization occurs when they are considered disposable. As it will be proved, the dehumanization of the clones is characterized by the disrespect to their rights, by the use of their lives as a strategy to postpone the death of a privileged part of the society, and, consequently, by the power relations, which grant the richest ones the access to the resources that prolong their lives. In that respect, each analyzed aspect helped us understand a facet of that characterization, since the bioethics, for example, explained the conduct in scientific researches; the post human helped us understand the use of artificial resources in the human body in order to improve the quality of life; the science fiction helped us understand the reason why the clones were part of this narrative; and, finally, the power relations explained the way the strong subjugated the weak, who, in that case, are represented by the privileged subjects and the clones, respectively. We also exploited the dystopia and its characteristics in the object of study, once the clones were considered less than humans. We concluded that the clones’ dehumanization is present in the narrative and that Ishiguro used many metaphors to call his readers’ attention to themes like what we are, the value of life and the importance of art and education in the humanization process. Our theory support includes Agamben, Baudrillhard, Bauman, Broderic, Causo, Claeys, Diniz & Guilhem, Foucault, Harari, Jeha, Markendorf, Punter, Roberts, Santaella, Shelley, Sibilia, Wong, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesumanizaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectbioéticapt_BR
dc.subjectpós-humanopt_BR
dc.subjectficção científicapt_BR
dc.subjectrelações de poderpt_BR
dc.subjectDehumanizationpt_BR
dc.subjectbioethics, post-humanpt_BR
dc.subjectscience fictionpt_BR
dc.subjectpower relationspt_BR
dc.titlePós-humanismo, bioética e relações de poder: a desumanização dos clones na obra Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguropt_BR
dc.title.alternativePost humanism, Bioethics and power relations: the dehumanization of clones in the book Never Let Me Go, by Kazuo Ishiguropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexander Meireles da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8325920517508979pt_BR
dc.contributor.referee2Copati, Guilherme Augusto Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794337870625893pt_BR
dc.contributor.referee3Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee4Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361195220708782pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a análise da obra literária de Kazuo Ishiguro, intitulada Não me abandone jamais (2005), nos seguintes aspectos: a bioética, o pós-humano, a ficção científica e as relações de poder, com o intuito de caracterizar o processo de desumanização dos clones. Assim sendo, a nossa hipótese era demonstrar como os clones são desumanizados, já que entendemos que essa desumanização ocorre quando eles são considerados sujeitos descartáveis. Como provamos, a desumanização dos clones se caracteriza pelo desrespeito aos seus direitos, pela utilização de suas vidas como uma estratégia para adiar a morte de uma parcela privilegiada da sociedade e, consequentemente, pelas relações de poder, as quais garantem o acesso dos mais abastados aos recursos que prolongam suas vidas. Nesse sentido, cada aspecto analisado nos ajudou a compreender uma faceta dessa caracterização, pois a bioética, por exemplo, nos esclareceu a conduta nas pesquisas científicas; o pós-humano nos ajudou a compreender a utilização de recursos artificiais no corpo humano para melhorar a qualidade de vida; a ficção científica nos ajudou a entender o porquê da utilização de clones na obra; e, finalmente, as relações de poder explicaram a maneira como o mais forte subjuga o mais fraco, nessa obra, representados pelos sujeitos privilegiados e os clones, respectivamente. Também discorremos sobre a distopia e as suas características na obra, uma vez que os clones eram considerados menos humanos. Concluímos que a desumanização dos clones está presente na narrativa e que Ishiguro utilizou muitas metáforas para chamar a atenção de seu leitor sobre temas como o que somos, o valor de nossa vida e a importância da arte e da educação no processo de humanização. O nosso aporte teórico inclui Agamben, Baudrillhard, Bauman, Broderick, Causo, Claeys, Diniz & Guilhem, Foucault, Harari, Jeha, Markendorf, Punter, Roberts, Santaella, Shelley, Sibilia, Wong, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration190pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5005pt_BR
dc.orcid.putcode155396545-
dc.crossref.doibatchidb1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoIshiguro, Kazuo, 1954- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoFicção científicapt_BR
dc.subject.autorizadoClonespt_BR
dc.subject.autorizadoBioéticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

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