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dc.creatorAraújo, Micaela Brandão Póvoa de-
dc.date.accessioned2024-03-07T17:40:00Z-
dc.date.available2024-03-07T17:40:00Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Micaela Brandão Póvoa de. Grupo terapêutico on-line: processo de tomada de consciência e identificação. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41342-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has had significant impacts on the mental health of university students, especially due to changes in teaching-learning processes. The first study outlined how an online therapeutic group strengthened bonds between participants and facilitated awareness and the process of change in the face of psychological distress during this challenging period. In the second article, I brought the experiences of students when returning to face-to-face activities and the difficulties generated by this return. The intervention research, based on the Gestalt therapy approach, analyzed the students' experiences in relation to the changes caused by COVID-19, as well as the process of group identification and its contribution to caring for these students' suffering. Data analysis was carried out using the Meaning Analysis proposed by Critelli, in which the results indicated that the online therapeutic group provided a space of acceptance and awareness of the suffering experienced in the university context, highlighting its effectiveness as a tool to promote mental health care and quality of life during the pandemic for this specific group.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectuniversitáriospt_BR
dc.subjectintervenção grupalpt_BR
dc.subjectGestalt-terapiapt_BR
dc.subjectuniversitypt_BR
dc.subjectmental healthpt_BR
dc.subjectgroup interventionpt_BR
dc.titleGrupo terapêutico on-line: processo de tomada de consciência e identificaçãopt_BR
dc.title.alternativeOnline therapeutic group: awareness and identification processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farinha, Marciana Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345990227231629pt_BR
dc.contributor.referee1Stefanini, Jaqueline Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4629593494180640pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9167312272004943pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018156676132610pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para a saúde mental de estudantes universitários, especialmente devido às mudanças nos processos de ensino-aprendizagem. O primeiro estudo delineou como um grupo terapêutico online fortaleceu os vínculos entre os participantes e facilitou a tomada de consciência e o processo de mudança diante do sofrimento psicológico durante esse período desafiador. No segundo artigo trouxe as experiências dos estudantes no momento de volta ao presencial e as dificuldades geradas nesse retorno. A pesquisa-intervenção, fundamentada na abordagem da Gestalt-terapia, analisou as vivências dos estudantes em relação às mudanças provocadas pela COVID-19, bem como o processo de identificação grupal e sua contribuição para o cuidado ao sofrimento desses estudantes. A análise dos dados foi realizada utilizando a Analítica do sentido proposta por Critelli em que os resultados indicaram que o grupo terapêutico online proporcionou um espaço de acolhimento e consciência para o sofrimento vivenciado no contexto universitário, destacando sua eficácia como ferramenta para promover cuidado em saúde mental e qualidade de vida durante a pandemia para esse grupo específico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsEstá em apreciação para publicação em revista.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5013pt_BR
dc.orcid.putcode154937464-
dc.crossref.doibatchid24c40abe-dc8f-4051-b9b0-8b89eb555223-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoPsicoterapia de grupopt_BR
dc.subject.autorizadoGestalt-terapiapt_BR
dc.subject.autorizadoSaúde mentalpt_BR
dc.description.embargo2026-02-29-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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