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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Drieli Veloso de-
dc.date.accessioned2024-03-07T11:11:58Z-
dc.date.available2024-03-07T11:11:58Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Drieli Veloso de. Representações de família e gênero em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.126.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41335-
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objetivo analizar las representaciones de familia y género presentes en la obra literaria infantil y juvenil titulada Bisa Bia, Bisa Bel, escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Regina Yolanda, publicada en 1982 por la editorial Salamandra. La trama del libro narra la historia de la personaje Isabel, quien al encontrar una fotografía de su bisabuela, comienza a internalizar su voz en sus pensamientos. Posteriormente, Isabel también empieza a escuchar la voz de su nieta, que aún no ha nacido, posicionándose entre el pasado y el futuro para reflexionar sobre sus decisiones en el presente. A partir de esto, esta tesis busca analizar las relaciones existentes entre la obra en cuestión, su autora y el contexto histórico de 1977 a 1982. Para llevar a cabo este análisis, se realizaron investigaciones bibliográficas sobre trabajos preexistentes que abordan el libro Bisa Bia, Bisa Bel, así como sobre los campos de la Historia Cultural, Historia de la Educación e Historia de las Mujeres. Desde esta perspectiva, se comprende la educación en un sentido amplio, que va más allá del entorno formal, reconociendo la literatura como una valiosa fuente para el estudio de la Historia de la Educación.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleRepresentações de família e gênero em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machadopt_BR
dc.title.alternativeRepresentaciones de familia y género en Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Selmo Haroldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363115483274501pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fernando Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112621592674917pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515581736708487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607079884289721pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as representações de família e gênero presentes na obra literária infantojuvenil intitulada Bisa Bia, Bisa Bel, escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Regina Yolanda, publicada em 1982 pela editora Salamandra. O enredo do livro conta a história da personagem Isabel, que ao encontrar uma fotografia de sua bisavó, começa a internalizar a voz dela em seus pensamentos. Posteriormente, Isabel também passa a ouvir a voz de sua neta, que ainda não nasceu, posicionando-se entre o passado e o futuro para refletir sobre suas escolhas no presente. A partir disso, essa dissertação busca analisar as relações existentes entre a obra em questão, sua autora e o contexto histórico de 1977 a 1982. Para realizar essa análise, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre trabalhos pré-existentes que abordam o livro Bisa Bia, Bisa Bel, bem como sobre os campos da História Cultural, História da Educação e História das Mulheres. Nessa perspectiva, compreende-se a educação em um sentido amplo, que vai além do ambiente formal, reconhecendo a literatura como uma valiosa fonte para o estudo da História da Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.126pt_BR
dc.orcid.putcode154935256-
dc.crossref.doibatchid24c40abe-dc8f-4051-b9b0-8b89eb555223-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMachado, Ana Maria, 1941- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura infantojuvenil brasileirapt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura - História e críticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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