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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41335
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Souza, Drieli Veloso de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T11:11:58Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T11:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Drieli Veloso de. Representações de família e gênero em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.126. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41335 | - |
dc.description.abstract | Esta disertación tiene como objetivo analizar las representaciones de familia y género presentes en la obra literaria infantil y juvenil titulada Bisa Bia, Bisa Bel, escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Regina Yolanda, publicada en 1982 por la editorial Salamandra. La trama del libro narra la historia de la personaje Isabel, quien al encontrar una fotografía de su bisabuela, comienza a internalizar su voz en sus pensamientos. Posteriormente, Isabel también empieza a escuchar la voz de su nieta, que aún no ha nacido, posicionándose entre el pasado y el futuro para reflexionar sobre sus decisiones en el presente. A partir de esto, esta tesis busca analizar las relaciones existentes entre la obra en cuestión, su autora y el contexto histórico de 1977 a 1982. Para llevar a cabo este análisis, se realizaron investigaciones bibliográficas sobre trabajos preexistentes que abordan el libro Bisa Bia, Bisa Bel, así como sobre los campos de la Historia Cultural, Historia de la Educación e Historia de las Mujeres. Desde esta perspectiva, se comprende la educación en un sentido amplio, que va más allá del entorno formal, reconociendo la literatura como una valiosa fuente para el estudio de la Historia de la Educación. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.title | Representações de família e gênero em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado | pt_BR |
dc.title.alternative | Representaciones de familia y género en Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Selmo Haroldo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5363115483274501 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fernando Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7112621592674917 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Campos, Raquel Discini de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3515581736708487 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607079884289721 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar as representações de família e gênero presentes na obra literária infantojuvenil intitulada Bisa Bia, Bisa Bel, escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Regina Yolanda, publicada em 1982 pela editora Salamandra. O enredo do livro conta a história da personagem Isabel, que ao encontrar uma fotografia de sua bisavó, começa a internalizar a voz dela em seus pensamentos. Posteriormente, Isabel também passa a ouvir a voz de sua neta, que ainda não nasceu, posicionando-se entre o passado e o futuro para refletir sobre suas escolhas no presente. A partir disso, essa dissertação busca analisar as relações existentes entre a obra em questão, sua autora e o contexto histórico de 1977 a 1982. Para realizar essa análise, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre trabalhos pré-existentes que abordam o livro Bisa Bia, Bisa Bel, bem como sobre os campos da História Cultural, História da Educação e História das Mulheres. Nessa perspectiva, compreende-se a educação em um sentido amplo, que vai além do ambiente formal, reconhecendo a literatura como uma valiosa fonte para o estudo da História da Educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 101 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.126 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 154935256 | - |
dc.crossref.doibatchid | 24c40abe-dc8f-4051-b9b0-8b89eb555223 | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Machado, Ana Maria, 1941- - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Literatura infantojuvenil brasileira | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Literatura - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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RepresentaçõesFamíliaGênero.pdf | Dissertação | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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