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dc.creatorPeixoto, Nathália Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-05T19:01:33Z-
dc.date.available2024-03-05T19:01:33Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Nathália Oliveira. Fatores determinantes do Greenwashing em companhias brasileiras. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.163.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41322-
dc.description.abstractGrowing concern about social, environmental and governance issues encourages companies to signal good ESG actions to the market and stakeholders. This process can lead to greenwashing, defined as the act of companies disclose more than they actually do in search of reputation and legitimacy. Based on it, the present study aimed to investigate the determining factors for greenwashing in publicly traded Brazilian companies that make them more likely to engage in this practice. The research sample covers 96 publicly held companies from B3, between the period 2013 and 2022. Using the methodology adapted from Yu, Luu and Chen (2020), it was necessary to calculate the greenwashing score based on the ESG disclosure indexes from Bloomberg® and of ESG performance indexes from Refinitiv Thomson Reuters®. To collect data on the other variables, Economatica® and Refinitiv Thomson Reuters® were used. It was applied descriptive statistics, correlation and panel data regression with random effects. As a result, it was found that Brazilian companies have four determining factors for the practice of greenwashing, namely: corporate governance, independence of the audit committee, financial leverage and sector. Specifically, companies that adopt differentiated corporate governance practices, have independent members on the audit committee, are highly leveraged and do not belong to sensitive sectors are less likely to engage in greenwashing and may be more engaged in improving its image and reputation through effective ESG performance and disclosure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectLegitimidadept_BR
dc.subjectLegitimacypt_BR
dc.titleFatores determinantes do Greenwashing em companhias brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeDetermining factors of Greenwashing in brazilian companiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Neirilaine Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223797601220723pt_BR
dc.contributor.referee1Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6355002224099333pt_BR
dc.contributor.referee2Botinha, Reiner Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9846302370483665pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6763371404541838pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e de governança incentiva as empresas a sinalizarem boas ações ESG para o mercado e para as partes interessadas. Desse processo, pode surgir o greenwashing, ou seja, o ato das empresas divulgarem mais do que efetivamente realizam em busca de reputação e legitimidade. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar os fatores determinantes para o greenwashing em companhias brasileiras de capital aberto que as tornam mais propensas a se envolverem com essa prática. A amostra da pesquisa abrange 96 companhias abertas da B3, entre o período de 2013 a 2022. Com a metodologia adaptada de Yu, Luu e Chen (2020), foi necessário calcular a pontuação greenwashing a partir dos índices de divulgação ESG da Bloomberg® e de desempenho ESG da Refinitiv Thomson Reuters® e para a coleta dos dados das demais variáveis foram utilizados a Economatica® e a Refinitiv Thomson Reuters®. Como técnica estatística, utilizou-se a estatística descritiva, correlação e regressão de dados em painel com efeitos aleatórios. Como resultado, verificou-se que as empresas brasileiras apresentam quatro fatores determinantes para a prática do greenwashing, sendo: governança corporativa, independência do comitê de auditoria, alavancagem financeira e setor. De modo específico, as empresas que adotam as práticas diferenciadas de governança corporativa, possuem membros independentes no comitê de auditoria, são altamente alavancadas e não pertencentes a setores sensíveis são menos propensas a se envolverem com greenwashing, podendo estar, portanto, mais engajadas em melhorar sua imagem e reputação por meio do efetivo desempenho e divulgação ESG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.163pt_BR
dc.orcid.putcode154761267-
dc.crossref.doibatchid24c40abe-dc8f-4051-b9b0-8b89eb555223-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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