Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41285
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Lilia Aparecida Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T14:00:48Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T14:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Lilia Aparecida Pereira da Silva. A representação de pais na literatura juvenil: uma análise comparada de Açúcar Amargo de Luiz Puntel e Malala, a menina que queria ir para a escola de Adriana Carranca. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41285 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.subject | Representação feminina | pt_BR |
dc.subject | Dominação masculina | pt_BR |
dc.subject | Paternidade | pt_BR |
dc.title | A Representação de pais na literatura juvenil: Uma análise comparada de açúcar Amargo de Luiz Puntel e Malala, a menina que queria ir para a escola de Adriana Carranca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barth, Pedro Afonso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4280905518699574 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Denubila, Rodrigo Valverde | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0496535160399358 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Biella, João Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0293852928162135 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9115508047580874 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Açúcar Amargo é uma obra da coleção Vaga-Lume, ambientada no interior de São Paulo, na década de 1980. A história é protagonizada por Marta, uma menina que precisa enfrentar um ambiente misógino, que a impede de estudar. Seu pai Pedro é cheio de preconceitos em relação às mulheres. Por sua vez, Malala, a menina que queria ir para a escola é uma obra jornalística e literária que conta a história de Malala, endereçando-a para o público juvenil. Malala, para estudar, enfrenta o Talibã e recebe o apoio de seu pai Yousaffzai, que tem uma mente aberta em relação às mulheres. O presente trabalho tem o objetivo de comparar as duas obras, especialmente como as ações dos pais das personagens foram determinantes para as ações de resistência das personagens. Para tanto, usaremos os conceitos de dominação masculina (Bourdieu, 2014), literatura juvenil (Gregorin Filho, 2011, Antunes, 2019), mulher-sujeito e mulher-objeto (Zolin, 2009), entre outros. A comparação permitiu observar que apesar do comportamento dos pais serem opostos, a influência paterna foi fundamental para que Marta e Malala transformassem o mundo ao seu redor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçãoPaisLiteratura.pdf | 646.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.