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dc.creatorSantos, Luara Dias dos-
dc.date.accessioned2024-02-15T18:51:10Z-
dc.date.available2024-02-15T18:51:10Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Luara Dias dos. O acolhimento local de crianças indígenas refugiadas no Brasil: um estudo de caso sobre a inserção de indígenas warao no sistema de educação básica da cidade de Uberlândia - MG. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41173-
dc.description.abstractIn the Brazilian context, the Warao are recognized as holders of rights, encompassing both their indigenous identity and their status as refugees and migrants. However, in practice, challenges and difficulties persist, particularly related to cultural differences, in the process of integrating this group into Brazilian society. These issues triggered debates about refuge in the city of Uberlândia-MG, notably in 2019, when the municipality received a significant number of refugees from the Warao ethnic group. In addition to the difficulties related to the lack of infrastructure to accommodate this population, concerns arose on the part of the Guardianship Council, especially with regard to school dropout among children belonging to the ethnic group. Thus, considering the challenges related to the integration of the Warao indigenous people in the national territory and the particularities associated with the migration of minors, the question arises about how the process of integration of migrant children of the Warao ethnic group into the educational system of the municipality of Uberlândia has been, as well as the main obstacles faced in this process, both by the educational system and by the children.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIntegração localpt_BR
dc.subjectWaraopt_BR
dc.subjectCrianças migrantespt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleO acolhimento local de crianças indígenas refugiadas no Brasil: um estudo de caso sobre a inserção de indígenas warao no sistema de educação básica da cidade de Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marrielle Maia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784226881000009pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Iara Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034722942222303pt_BR
dc.contributor.referee2Loureiro, Cláudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8808192737927290pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1477622665942799pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto brasileiro, os Warao são reconhecidos como detentores de direitos, abarcando tanto sua identidade indígena quanto sua condição de refugiados e migrantes. No entanto, na prática, persistem desafios e dificuldades, particularmente relacionados às diferenças culturais, no processo de integração desse grupo à sociedade brasileira. Essas questões desencadearam debates sobre refúgio na cidade de Uberlândia-MG, notadamente em 2019, quando o município recebeu um expressivo número de refugiados da etnia Warao. Além das dificuldades relacionadas à falta de infraestrutura para acomodar essa população, surgiram preocupações por parte do Conselho Tutelar, especialmente no que diz respeito à evasão escolar entre as crianças pertencentes à etnia. Assim, considerando os desafios relacionados à integração dos indígenas Warao no território nacional e as particularidades associadas à migração de menores de idade, surge o questionamento sobre como tem sido o processo de integração das crianças migrantes da etnia Warao no sistema educacional do município de Uberlândia, assim como os principais obstáculos enfrentados nesse processo, tanto pelo sistema educacional quanto pelas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.orcid.putcode153322238-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

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