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dc.creatorLima, Amilton Rosa de-
dc.date.accessioned2024-02-09T18:53:44Z-
dc.date.available2024-02-09T18:53:44Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationLIMA, Amilton Rosa de. O filme como kukràdjà: o fazer cinema dos mebêngôkre-kayapó da aldeia A'ukre. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7144pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41156-
dc.description.abstractSince the beginning of contact between whites and Amerindians, there has been an exchange of artifacts: agriculture and fishing materials, kitchen utensils, household appliances, as well as audiovisual equipment. The possibility of registering, as a historical document to record memories, or to disseminate images of their customs to other indigenous groups, as a political document, used as evidence about the promises made to the authorities, attests to its potential for use. From this interest, a vast indigenous film production was consolidated and this work explores this filmmaking, focusing on the production of the mebêngôkre-kayapó A’Ukre village, also paying attention to the agents who participate in this construction. For this purpose, the film production process of the village filmmakers was studied, analyzing the films they made, at a time of notorious consolidation of this production in the village, when a media center was being built in its territory, as well as workshops for the training of new indigenous filmmakers. Films prior to a workshop held by members linked to the “Vídeo nas aldeias” project were analyzed, as well as the images produced during this workshop, seeking to capture aesthetic choices and transformations between these two moments, in addition to the relationship of these choices with the Mebêngôkre sociocosmological regime.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectetnologiapt_BR
dc.subjectcinemapt_BR
dc.subjectmebêngokrê-kayapópt_BR
dc.subjectethnology-
dc.titleO filme como kukràdjà: o fazer cinema dos mebêngôkre-kayapó da aldeia A'ukrept_BR
dc.title.alternativeThe film as kukràdjà: the filmmaking of the mebêngôkre-kayapó from the A'ukre villagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Diego Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780621730823755pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Robson Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068480121184829pt_BR
dc.contributor.referee2Demarchi, André Luis Campanha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913765602645746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1489349304697944pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA troca envolvendo artefatos faz parte do contato entre brancos e ameríndios desde seu início: materiais de agricultura, de pesca, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, assim como os equipamentos audiovisuais. A possibilidade do registro, seja como documento histórico para salvaguardar memórias, ou ainda distribuindo entre outros grupos imagens de seus costumes, seja como documento político, como prova sobre promessas feitas para pressionar autoridades, atesta as potencialidades para sua utilização. Desse interesse foi-se consolidando uma vasta produção cinematográfica indígena e este trabalho busca explorar esse fazer cinema, focando na produção da aldeia mebêngôkre-kayapó A’Ukre, atentando, ainda, para os agentes que participam dessa construção. Para isso, foi estudado o processo de produção fílmica dos cineastas da aldeia, analisando os filmes por eles realizados, num momento de notória consolidação dessa produção na aldeia: quando estava sendo construído um centro de mídia em seu território, além da realização de oficinas para a capacitação de novos cineastas indígenas. Foram analisados filmes anteriores a uma oficina realizada por membros ligados ao projeto “Vídeo nas Aldeias”, assim como os filmes produzidos durante essa oficina, buscando captar escolhas estéticas e transformações dos filmes entre esses dois momentos, além da relação dessas escolhas com o regime sociocosmológico mebêngôkre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration152pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7144pt_BR
dc.orcid.putcode152851023-
dc.crossref.doibatchid2de50476-a2c9-4d85-abf1-ca08ba3856e0-
dc.subject.autorizadoSociologiapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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