Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Amilton Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T18:53:44Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T18:53:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Amilton Rosa de. O filme como kukràdjà: o fazer cinema dos mebêngôkre-kayapó da aldeia A'ukre. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7144 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41156 | - |
dc.description.abstract | Since the beginning of contact between whites and Amerindians, there has been an exchange of artifacts: agriculture and fishing materials, kitchen utensils, household appliances, as well as audiovisual equipment. The possibility of registering, as a historical document to record memories, or to disseminate images of their customs to other indigenous groups, as a political document, used as evidence about the promises made to the authorities, attests to its potential for use. From this interest, a vast indigenous film production was consolidated and this work explores this filmmaking, focusing on the production of the mebêngôkre-kayapó A’Ukre village, also paying attention to the agents who participate in this construction. For this purpose, the film production process of the village filmmakers was studied, analyzing the films they made, at a time of notorious consolidation of this production in the village, when a media center was being built in its territory, as well as workshops for the training of new indigenous filmmakers. Films prior to a workshop held by members linked to the “Vídeo nas aldeias” project were analyzed, as well as the images produced during this workshop, seeking to capture aesthetic choices and transformations between these two moments, in addition to the relationship of these choices with the Mebêngôkre sociocosmological regime. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | etnologia | pt_BR |
dc.subject | cinema | pt_BR |
dc.subject | mebêngokrê-kayapó | pt_BR |
dc.subject | ethnology | - |
dc.title | O filme como kukràdjà: o fazer cinema dos mebêngôkre-kayapó da aldeia A'ukre | pt_BR |
dc.title.alternative | The film as kukràdjà: the filmmaking of the mebêngôkre-kayapó from the A'ukre village | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Diego Soares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6780621730823755 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Robson Antônio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0068480121184829 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Demarchi, André Luis Campanha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913765602645746 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1489349304697944 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A troca envolvendo artefatos faz parte do contato entre brancos e ameríndios desde seu início: materiais de agricultura, de pesca, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, assim como os equipamentos audiovisuais. A possibilidade do registro, seja como documento histórico para salvaguardar memórias, ou ainda distribuindo entre outros grupos imagens de seus costumes, seja como documento político, como prova sobre promessas feitas para pressionar autoridades, atesta as potencialidades para sua utilização. Desse interesse foi-se consolidando uma vasta produção cinematográfica indígena e este trabalho busca explorar esse fazer cinema, focando na produção da aldeia mebêngôkre-kayapó A’Ukre, atentando, ainda, para os agentes que participam dessa construção. Para isso, foi estudado o processo de produção fílmica dos cineastas da aldeia, analisando os filmes por eles realizados, num momento de notória consolidação dessa produção na aldeia: quando estava sendo construído um centro de mídia em seu território, além da realização de oficinas para a capacitação de novos cineastas indígenas. Foram analisados filmes anteriores a uma oficina realizada por membros ligados ao projeto “Vídeo nas Aldeias”, assim como os filmes produzidos durante essa oficina, buscando captar escolhas estéticas e transformações dos filmes entre esses dois momentos, além da relação dessas escolhas com o regime sociocosmológico mebêngôkre. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 152 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7144 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 152851023 | - |
dc.crossref.doibatchid | 2de50476-a2c9-4d85-abf1-ca08ba3856e0 | - |
dc.subject.autorizado | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FilmeComoKukràdjà.pdf | 6.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.