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dc.creatorAlecrim, Júlia Lázara Nunes de-
dc.date.accessioned2024-02-07T18:30:35Z-
dc.date.available2024-02-07T18:30:35Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationALECRIM, Júlia Lázara Nunes de. Cultura da mídia e representações do feminino: uma análise de Wonder Woman (2017). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41130-
dc.description.abstractThis research analyzes the development of female protagonism in super-hero cinema, specifically in the movie Wonder Woman released in 2017. Seeks to understand how the female gender is represented in this film and if there is any dialogue with agendas of feminist movements. It discusses what is elaborated about the feminine through the protagonism of Wonder Woman (Gal Gadot), and the constructions on gender based on other prominent female characters. Considering the context of the work's production, in which feminine organizations assume new configurations throughout the world, it becomes necessary in this case, to understand the negotiations carried out with feminist movement agendas, their limits and their possibilities when addressed by a product of media culture. To this end, the methodological proposals of Marcos Napolitano are used for the treatment of audiovisual sources through a dense description of the elements that constitute cinematographic language, and that of Douglas Kellner for diagnostic critique, focused on the critical analysis of products originating from media culture. Questions about gender are based on the approaches of Linda Nicholson and Teresa de Lauretis on the topic. And regarding the concept of representation, the discussions are based on the work of Stuart Hall. The existence of ambiguous approaches on the female gender are noticeable, as well as the presence of a cultural criticism constructed through the historical period elaborated in the narrative, and through the contrasts between the female characters. As a product of mediatic culture, it opens space for feminist issues, but remains ambiguously characterized, aligning itself with hegemonic agendas and reinforcing conservative standards through its imagery.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCultura da mídiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMedia culturept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.titleCultura da mídia e representações do feminino: uma análise de Wonder Woman (2017)pt_BR
dc.title.alternativeMedia culture and representations of the feminine: an analysis of Wonder Woman (2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fiuza, Sandra Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803368127056759pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Geovanna de Lourdes Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1375314669209734pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rayane Aparecida Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358705714154254pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140627137707867pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a elaboração do protagonismo feminino no cinema de heróis, especificamente na obra Wonder Woman lançada em 2017. Busca compreender de que forma o gênero feminino é representado nessa película e a existência ou não de diálogo com pautas do movimento feminista. Discute o que se elabora sobre o feminino através do protagonismo de Wonder Woman, e as construções sobre gênero pautadas através de outras personagens femininas de destaque. Considerando o contexto de produção da obra, trata de compreender as negociações realizadas com pautas de movimentos feministas, seus limites e suas possibilidades ao serem abordadas por um produto da cultura da mídia. Para esses fins são utilizadas as propostas metodológicas de Marcos Napolitano (2008) para o trato com fontes audiovisuais a partir de uma descrição densa dos elementos que constituem a linguagem cinematográfica e de Douglas Kellner (2001) com a crítica diagnóstica, voltada à análise crítica de produtos oriundos da cultura da mídia. As questões sobre a produção social e histórica do gênero e as tecnologias de gênero são baseadas nas abordagens de Linda Nicholson (2000) e de Teresa de Lauretis (1994). E quanto ao conceito de representação, as elaborações baseiam-se no trabalho de Stuart Hall (2008). Percebe-se a existência de elaborações ambíguas sobre o gênero feminino, assim como a presença de uma crítica cultural construída através do período histórico elaborado na narrativa, e das contraposições entre as personagens femininas. Enquanto produto da cultura da mídia, abre espaço para questões feministas, mas mantém-se caracterizado ambiguamente, alinhando-se a pautas hegemônicas e chegando a reforçar padrões conservadores de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode152672217-
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

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